Embora a geração anterior do modelo Speed Triple, com o seu motor de 1,050cc, já fosse uma máquina impressionante, é evidente que a Triumph elevou as expectativas com a nova 1200.
Não muito depois do lançamento da Speed Triple 1200 RS, a Triumph revelou a nova Speed Triple RR. Esta moto não só assinalou o regresso da Triumph ao mundo das motos desportivas, mas foi também uma máquina única no sentido de que não existe outra moto desportiva neo-retro na sua categoria. Com tudo isto dito, é claro, o porquê da Speed Triple estar a ter sucesso em múltiplos mercados, e porque é que tantas empresas como a Zard revelaram kits extra para este modelo.


O motor tricilindrico da Triumph de 1.160cc, refrigerado a líquido, injectado a combustível, já produz uma impressionante potência de 180 cv e 119.3 Nm de binário. É provável que estes números aumentem ligeiramente com a actualização do novo sistema de escape, com a potência e o binário a serem optimizados em toda a gama de rotações. Naturalmente, a Zard ainda não todas as especificações da nova actualização, pelo que teremos de esperar para ver exactamente o que a Zard tem para oferecer para este modelo.