Chega-nos do Japão a notícia de que a Yamaha solicitou ao gabinete de patentes japonês, a 12 de Abril, algumas novas marcas registadas, a RZ 250 e RZ 350. De acordo com o site RideApart, que noticiou o facto, não há qualquer informação sobre o que se trata exactamente, sejam nomes, logótipos ou produtos. Mas isso foi o suficiente para dar asas à imaginação.
Porque RZ é a sigla que caracterizou no Japão uma variada série de modelos a dois tempos, desde as motos de 50cc até às de 350cc. Estamos a falar de um período que vai dos anos 70 até 1996, quando a última linha de produção da RZ (ou RD) 350 em Manaus, no Brasil, que tinha sido inaugurada em 1991, foi definitivamente interrompida.

No entanto, em Itália, por exemplo, eram apenas RD. E a abreviatura era suficiente para identificar sobretudo as duas magníficas motos de dois cilindros 250 e 350 que fizeram sonhar milhares de apaixonados. Motos que nos anos 70 tinham um estilo banal e que nos anos 80, com a adição das iniciais RC, se tornaram cada vez mais desportivas até serem equipadas com com uma carenagem completa.
Mas é claro que é difícil imaginar que as novas RZ 250 e 350 em que a Yamaha está a trabalhar possam ser réplicas destas motos icónicas. O mais provável é que sejam dois modelos eléctricos, para além das duas motos a dois tempos.