A Yamaha anunciou que começou a utilizar “alumínio verde” na produção das suas motos, começando com modelos de alta cilindrada e de competição de todo-o-terreno.
A utilização do “alumínio verde” pela Yamaha começou em Fevereiro de 2023, tendo anteriormente assegurado um acordo com um fornecedor de alumínio. O fabricante japonês diz que é a primeira vez que o alumínio verde é utilizado na produção de motos japonesas.
O termo “alumínio verde” provém do processo de produção, em vez dos métodos tradicionais, o alumínio verde utiliza fontes de energia renováveis, e emite “cerca de 60% menos CO2 no seu fabrico em comparação com o alumínio tradicional” diz a Yamaha, embora reconhecendo que a percentagem precisa de redução das emissões.

Entre 12% a 31% do peso de uma moto é representado por peças de alumínio, diz a Yamaha, e a utilização de alumínio do fabricante japonês é de 80%, com base em cálculos nos números da própria Yamaha em 2022. A transição para o alumínio verde estará primeiro nas motos de alta cilindrada, por isso as unidades da Yamaha R1, ou da MT-10 e as motos de competição de todo-o-terreno, assim como a nova Yamaha YZ450F de 2023.
O plano a longo prazo será expandir a utilização do alumínio verde no maior número de modelos possível. Por fim, a Yamaha diz que esta mudança está de acordo com o seu objetivo de alcançar neutralidade de carbono em toda a Yamaha Motor até 2050.