Em 2022, a Yamaha entrou na gama europeia de scooters elétricas com o lançamento da NEO. Baseada no modelo a gasolina com o mesmo nome, a NEO elétrica é classificada como um ciclomotor elétrico, e não uma scooter elétrica. O facto de ser um ciclomotor, significa que não requer uma licença de moto para ser conduzida, sendo apenas exigido uma licença de carro normal, ou B.
Para o ano de 2023, a Yamaha renovou a scooter elétrica para o mercado europeu com uma nova pintura. O novo esquema de cor é uma reminiscência da Yamaha Fazzio 125, uma scooter de baixa cilindrada e com um estilo retro no mercado asiático. Em relação ao estilo, a NEO é de estilo retro, com linhas elegantes e uma carenagem minimalista. Há, no entanto, acabamentos modernos com luzes LED e indicadores de mudança de direção.

Na versão de 2023, a Yamaha NEO mantém as suas bases técnicas. Tem um motor elétrico com uma potência de 3.4 cv. O seu impressionante binário de 136 Nm oferece ao condutor uma resposta rápida, e uma boa capacidade de subir colinas mais íngremes. No entanto, por ser considerada um ciclomotor, está limitado a uma velocidade máxima de 45 km/h.
A NEO também mantém a sua bateria, uma bateria de lítio de 50.4 V. Segundo a Yamaha, a NEO é capaz de atingir uma autonomia de 37 km com um único carregamento, que demora cerca de oito horas a carregar numa tomada doméstica. Contudo, pode acrescentar uma segunda bateria para duplicar a autonomia do modelo.
Apesar de manter a tecnologia e as características do modelo anterior, a Yamaha NEO de 2023 sofreu um aumento substancial de preço, disponível por um PVPR de 3.695€.