A Yamaha anunciou uma nova versão apenas de pista da sua R1, bem como uma lista de peças derivadas de corrida desenvolvidas pela GYTR para a sua moto desportiva de referência.
Há algum tempo que se fala de uma nova R1, mas apenas para pista e que não é elegível para estrada não era necessariamente o que se esperava. Há ainda o EICMA, claro, onde algo novo de Iwata poderá ainda ser revelado.

Mas, e quanto a esta linha particular? Bem, é desenvolvida pela Genuine Yamaha Technologies Racing (GYTR), que constrói as motos de corrida para os pilotos praticantes. Patrocinam também a equipa GRT Yamaha WorldSBK, e a Yamaha Austria Racing Team (YART) no Campeonato Mundial de Enduro (EWC).
Muitos pilotos de motociclismo – mesmo aqueles não associados à Yamaha, ou mesmo aqueles associados a outras fábricas – descobriram que a R1 é uma das melhores motos com que se pode praticar. Pedro Acosta, Sam Lowes, Miguel Oliveira e muitos outros têm utilizado a R1 para treinar, e geralmente essas motos de corrida têm componentes da GYTR.
A ideia da R1 GYTR é tornar uma moto desportiva e parcialmente equivalente às motos de competição, uma oferta mais acessível aos utilizadores e fãs da marca japonesa. A Yamaha vê o potencial que tem com a R1, e por isso procura aproveitá-la ao máximo. Também vem depois da Aprilia ter lançado em Misano a sua moto de pista RSV4 XTrenta, e outros fabricantes também têm as suas próprias versões.
A R1 GYTR oferece-lhe:
– Silenciador Akrapovic Race e sistema mid-pipe
– Conjunto de plug-ins AIS
– Conjunto de tampa do motor
– GYTR ECU
– Arnês de cablagem
– Cabo de interface para PC
– Emulador GYTR ABS
– Interruptor GYTR On/Off
– 15/42T 520 rodas dentadas
– GYTR R-Series 520 corrente de corrida
– Pneus BS R11
– Tampa de combustível GYTR Racing
– Conjunto de Linha de Travões GYTR de Aço Inoxidável
– Calipers com kit de pistões de aço GYTR
– Pastilhas de travão Brembo Z04
– Guiador de corrida
– batentes de direcção
– Proteção traseira em forma de barbatana de tubarão
– Proteção de alavanca de travão frontal de billet
– Race Rear Set com opção de mudança de marcha atrás
– Ganchos de suporte traseiro
– Stand Traseiro de Corrida da Série R
– Kit completo de Cowling Race Cowling em branco primário
– Ecrã de corrida
– Assento GYTR Race

A R1 GYTR só pode ser comprada nas Lojas GYTR Pro, das quais 17 existem na Europa. A GYTR também ajudará com configurações personalizadas para cada cliente, e dará dicas para os dias de corrida e pista.
Para além da GYTR R1, a Yamaha anunciou que irá lançar ao público a gama de peças GYTR Pro – que consiste em mais de 400 componentes diferentes desenvolvidos pela GYTR que são utilizados nas motos de WorldSBK da marca Iwata, incluindo a fábrica Pata Yamaha Squad com a qual Toprak Razgatlioglu ganhou o título mundial de 2021.
Esta linha de peças foi anteriormente lançada como GYTR Pro VR46, para que Valentino Rossi pudesse tornar a sua moto de pista R1 o mais próxima possível das especificações WorldSBK. Agora, é lançada “a todos os pilotos Yamaha nas Lojas GYTR Pro”, segundo a Yamaha. Os fornecimentos são limitados, no entanto.
Algumas das peças da gama GYTR Pro, que inclui algumas peças de Brembo e Ohlins, são:
– GYTR PRO Swingarm
– GYTR PRO depósito de combustível de grande capacidade e baixa gravidade
– GTTR PRO Subestrutura traseira de carbono
– GYTR PRO Pinça tripla
– GYTR PRO Conjunto de chassi em carbono
– Ecrã GYTR Pro
– Painel GYTR PRO
– Apoio GYTR PRO Dash- Guiadores GYTR PRO
– GYTR PRO Marelli electrónica (personalizada)
– GYTR PRO Produtos de ar para pinças de travões
– Linhas de travagem GYTR PRO
– Adaptadores de rodas GYTR PRO Brembo (à frente e atrás) para caberem nas forquilhas dianteiras Öhlins FGR400 e no braço oscilante invertido
– Embraiagem GYTR PRO
– GYTR PRO Amortecedor de direcção lateral com suporte e braçadeira
– Radiador GYTR PRO MB
– Sistema GYTR PRO Akrapovic
– GYTR PRO Protector de alavanca de travão

A linha completa de peças GYTR Pro, e o seu custo, serão anunciados até ao final do ano, de acordo com a Yamaha.