Há já algum tempo que a Vent tem vindo a fabricar motos de pequena cilindrada destinadas aos condutores mais jovens ou inexperientes, nas gamas de Enduro e Supermotard. A X-Rude, porém, é um modelo diferente, uma moto “crossover” que é capaz de andar em estrada na cidade como em todo-o-terreno.
Visualmente, a moto apresenta um único farol redondo, guarda-lamas curtos à frente e atrás, um banco em camurça castanha, rodas raiadas, saída de escape dupla, uma placa de matrícula envolvente com a luz traseira e um kit gráfico de cores diferente dos modelos standard da Vent.

As especificações, são compostas por um quadro 3.0 da Vent e uma configuração de suspensão com uma forquilha RSV16 de 41mm como o amortecedor traseiro RSV16. Além disso, utiliza CBS para controlar um disco frontal de 290mm e um disco traseiro de 220mm.
O motor vem da Motori Minarelli, que fornece um motor de 125cc a quatro tempos com certificação Euro 5 e com regulação variável das válvulas, bem como o sistema EFI (Extensible Firmware Interface), uma embraiagem deslizante e um consumo de combustível avaliado nos 50 km/L.


O Vent X-Rude segundo o visordown custará 5.000 euros quando estiver disponível na Primavera de 2023.