Valentino Rossi (ITA) e a BMW M Motorsport acordaram com a BMW M Team WRT um compromisso de trabalho que vai para além das aparições nas corridas anunciadas na semana passada. O nove vezes campeão do mundo de MotoGP, vai disputar o Fanatec GT World Challenge Europe powered by AWS e o Bathurst 12 Hour com o BMW M4 GT3 no próximo ano – e também estará disponível para mais corridas e testes em carros de corrida da BMW M Motorsport.
Rossi celebrou o seu primeiro título do campeonato mundial na classe de 125cc em 1997. Seguiu-o com o título na classe de 250cc, dois anos mais tarde. Foi promovido à categoria de Grande Prémio mais elevada na altura em 2000, a classe 500cc, onde foi coroado campeão mundial em 2001. Esta categoria foi ultrapassada pelo MotoGP no ano seguinte, e Rossi continuou a ser a medida de todas as coisas. Em 2005 tinha acrescentado mais quatro títulos de campeão mundial à sua colecção, com os títulos número oito e nove seguintes em 2008 e 2009. Rossi continuou a lutar regularmente pela coroa do campeonato do mundo depois disso. O “Doutor” também está há muito empenhado no desenvolvimento da juventude com a sua VR46 Rider Academy – uma “escola” que ajuda os jovens pilotos italianos com o objectivo de os levar ao MotoGP.

Rossi também já participou cedo em testes em vários carros de corrida – incluindo um Ferrari de Fórmula 1 e um Mercedes. Houve também participações no rali de Monza (ITA) em 2009, bem como duas corridas no Campeonato do Mundo de Ralis, uma em 2006 na Nova Zelândia e outra em 2009 no País de Gales. Em 2019, Rossi competiu numa prova de enduro em Abu Dhabi (EAU). Depois de se retirar das corridas de MotoGP após a final da temporada em 2021, Rossi embarcou num novo capítulo de corridas de automóveis. Disputou o GT World Challenge Europe com a equipa WRT na temporada de 2022.

O novo ano vai vê-lo competir nessa série de corridas e no clássico de enduro em Bathurst (AUS) ao lado dos seus colegas de trabalho da BMW M Maxime Martin (BEL) e Augusto Farfus (BRA). Para além dos seus actuais compromissos fixos, Rossi será capaz de fazer mais corridas e testes em vários carros de corrida da BMW M Motorsport. O jovem de 43 anos terá também a oportunidade de representar a BMW M Motorsport. Os detalhes serão anunciados numa data posterior.

