Novos desenvolvimentos em Espanha que resultam de uma parceria entre a Universidade de Nebrija e a companhia ArcelorMital, deram frutos e produziram um quadro em aço, usando o processo de impressão em 3-D
De acordo com o estudante de engenharia mecânica, Sergio Corbera, a capacidade de criar secções ocas foi o maior desafio ao fazer a impressão em aço, devido às espessuras das paredes do quadro entre 0.8 e 1mm. A superior rigidez do aço quando comparado ao alumínio, significa que se consegue reduzir as espessura das paredes o que torna o quadro mais leve.

O aspeto do quadro e a sua geometria foram definidos por um algoritmo criado pelos dados recolhidos ao imprimir tubos em 3D, de acordo com Cobrera confere um bom equilíbrio, o que permite melhor comportamento em pista de acordo com as simulações. Assim este projeto criou um quadro que pesa apenas 3.8kg. Paula Rodriguez diz que‘O alumínio de alta qualidade de um grande construtor não pesa menos de 5kg, enquanto que os quadros de aço pesam entre 6 e 7kg‘
A impressão 3D não é um conceito novo, tendo já a KTM usado este processo para produzir componentes para o MotoGP, incluindo o quadro. Sebastian Risse, um dos engenheiros da KTM falou da maior flexibilidade que este tipo de construção permite e acredita que é o futuro da produção de motos e mesmo de outras industrias.