A Honda CBX1000 e a Kawasaki Z1300 foram duas motos icónicas fabricadas na década de 1978. Ambas foram lançadas como modelos de alta performance, oferecendo recursos avançados e impressionantes especificações técnicas.
Motor
A Honda CBX1000 apresentava um motor de seis cilindros com 105 cv de 1047 cc. Com um peso de 247 kg (a seco), a CBX 1000 tem um capacidade de acelerar dos 0-100 km/h em cerca de 5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 218.8 km/h. A Kawasaki, também conhecida como “Six” tem um motor de seis cilindros em linha, com cerca de 121 cv de 1286 cc. Com um peso de 297 kg (a seco) era ligeiramente mais pesada que a Honda, mas ainda assim era capaz de acelerar dos 0-100 km/h em cerca de 5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 223.6 km/h.

Design
A Honda CBX1000 tinha um design distinto, com os seus seis tubos de escape que se uniam em um sistema de seis em dois, e um visual com linhas angulares. Em 1983 houve uma atualização na CBX, que apresentava um visual mais elegante e arredondado e uma carenagem aerodinâmica que ajudava a melhorar a estabilidade em altas velocidades. Por outro lado, a Kawasaki Z1300, apresentava uma linha mais rectangular e agressiva com um guarda lamas na roda dianteira.
Desempenho
Ambas as motos eram consideradas modelos de alta performance na época, e cada uma oferecia recursos avançados para melhorar o manuseamento e a estabilidade na condução. A Honda CBX1000 tinha uma suspensão traseira ajustável, enquanto a Kawasaki Z1300 em 1983 apresentou um sistema de injeção de combustível, um recurso avançado para a época, que aumentou o desempenho da moto na potência e no binário.

Por fim, a escolha entre a Honda CBX1000 e a Kawasaki Z1300 dependeria das preferências pessoais do motociclista. A CBX1000 tinha linhas mais agressivas e angulares com um som de escape único que muitos fãs comparavam ao som de um carro de F1, enquanto a Z1300 tinha um visual focado na elegância e com mais potência. Ambas foram motos lendárias na sua época, e cada uma deixou uma marca duradoura na história do motociclismo.
Boa tarde. Antes do lançamento das duas motocicletas 6 cilindros, a Benelli, marca italiana, já tinha lançado a moto Benelli com 6 cilindros, se não me engano, em 1975.
Vale a pena conferir.