A última geração da Tiger passa na “Australia’s Ultimate Reliability Test”.
O Teste de 24 horas coloca o piloto e a mota contra o terreno implacável da Austrália, naquilo que muitas pessoas consideram o “Ultimate Reliability Test”. O evento faz jus a essa faturação, com os concorrentes a correrem quatro voltas de seis horas e apenas três paragens de combustível de 15 minutos uniformemente espaçadas durante esse período. Doze secções cronometradas compreendem cada volta e o piloto com o menor tempo total reclama a vitória.
Claro que as motos de enduro dedicadas saem-se melhor no teste de 24 Horas, mas Triumph viu a corrida de resistência como o local perfeito para mostrar a durabilidade da Tiger 1200 de 2022 e o pedigree off-road de 2022. Revelada em dezembro de 2021, a ADV de última geração de Hinckley ganhou uma nova suspensão semi-ativa de 1.160cc, uma suspensão semi-ativa do Showa e uma série de melhorias tecnológicas.

Com a gama agora dividida em variantes GT e Rally, a Triumph chamou o bicampeão da Ilha de Man TT Cameron Donald e o perito em enduros Donald Owen para completar o teste de 24 Horas a bordo da Rally Pro. Para colocar as Tigers em forma de combate, a Triumph acrescentou proteção contra acidentes, e uma barra de luz LED, mas removeu o suporte central para uma poupança extra de peso.
Dos 138 competidores, 91 pilotos cruzaram a linha de chegada. Donald e a Rally Pro provaram o contrário a todos os que duvidam ao terminar em 74º lugar. Infelizmente, o seu colega de equipa, Owen, teve de se retirar depois de completar dois terços da corrida de 24 horas.