A Triumph lançou a sua última geração Speed Triple com a 1200 RS de 2022. Esta gama não só estreou o novo motor Hinckley de 1,160 cc, como ofereceu à Speed Triple 180 cv de potência e 124.7 Nm de binário. A RS ficou acompanhada pela versão RR e a sua nova carenagem em Setembro de 2021, oito meses depois do modelo RS ter sido lançado no mercado.
Tanto a RS como a RR regressaram no ano de 2022 e 2023, mas os novos modelos estão com alguns problemas por resolver. Um destes problemas é a chamada de alguns modelos à fábrica por causa de um problema no ventilador do radiador. De acordo com um relatório da Segurança de Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA alguns modelos serão chamados de volta à fábrica.

O problema é mais comum em situações de alta temperatura e em tráfego lento, neste caso, a temperatura máxima de funcionamento do ventilador é ultrapassada, provocando a falha do motor. Se o ventilador sobreaquecer, uma luz de aviso no painel de instrumentos irá acender.
O método que será usado para resolver este problema será a introdução de uma proteção térmica adicional nas 1.351 unidades afetadas até ao momento, tudo de forma gratuita. Os modelos produzidos nos EUA têm sido os únicos afetados até ao momento e o fabricante informará os proprietários da Speed Triple 1200 RS/RR a 1 de Fevereiro de 2023 sobre novas atualizações, em caso de avaria.
A Triumph irá adicionar esta proteção térmica nos próximos modelos produzidos para 2023 nos EUA, no entanto, na Europa não existem relatos de qualquer problema nos modelos da Triumph, especificamente nos modelos da Speed Triple RS/RR.