Lançada no final da década de 1980 (como a série SJ do Jimny), a Suzuki Katana é uma das motos mais míticas da história. Este modelo marcou um antes e um depois na história do design e das motos desportivas. Foi a moto mais rápida do mundo e quebrou todos os esboços, com um design icónico e inovador que atraiu todos os olhares e fez dela um sucesso imediato de vendas. A GSX 1100 S Katana criou, décadas antes de atingir sua popularidade atual, o segmento das naked desportivas, muitas das quais se inspiraram no seu design e conceito.
O design da Katana original é obra da equipa Target, liderada por Hans Muth. A versão de produção era quase idêntica ao protótipo, com uma espetacular “flyline”, que fundia quatro componentes principais de uma moto (carenagem, farol dianteiro, depósito de combustível e assento) em uma unidade de design e aerodinâmica.


Esta filosofia de design foi aplicada em toda a moto, com o objetivo de torná-la mais simples e leve. O chassi e o motor, derivados da GSX 1100, passaram por muitas modificações para dar ao conjunto um comportamento mais desportivo e um peso de 272 quilos. Com 110 cv às 8.500 rpm, a Katana conseguia acelerações extraordinárias e foi a primeira moto de produção da história a ultrapassar os 230 km/h.
Ao longo dos anos, a Suzuki Katana passou por diversas atualizações e renovações, mas manteve o seu estilo distinto e característico. No entanto, em 2006, a produção da moto foi encerrada, deixando muitos fãs tristes e nostálgicos.

Em 2018, a Suzuki surpreendeu a todos ao anunciar o retorno da lendária Katana, agora com um design renovado, mas ainda com o mesmo “ADN” desportivo e agressivo que tornou a moto tão popular no passado. O novo modelo da Suzuki Katana é baseado na plataforma da GSX-S1000, mas com as carenagens inspiradas no design original da Katana.
O novo modelo tem um motor de 999 cc que produz 150 cv, o que a torna mais potente do que o modelo original. A moto também apresenta uma série de tecnologias topo de gama, incluindo controlo de tração, modos de condução ajustáveis e um painel de instrumentos digital.

O modelo foi ganhando tanta popularidade em todo o mundo que a gama Katana foi crescendo incluindo variantes com motores de 750, 650, 400, 250 e 125 cc. A herança deste modelo mantém-se ainda hoje com a nova Suzuki KATANA, lançada em 2019 e desenvolvida sob o conceito “Criar uma nova lenda de rua”.
Linda a moto. A nova versão faz justa homenagem ao modelo original dos anos 80.