A Suzuki GSX-R 750 é possivelmente das motos desportivas mais icónicas da história. Apresentada no IFMA Motorcycle Show em Colônia (Alemanha) em 1984, foi lançada no mercado em 1985 e revolucionou toda a indústria, criando a nova categoria das “Hyper Sport”. Era uma moto projetada para competir ao mais alto nível em campeonatos de resistência e velocidade, mas adequada para ser desfrutada diariamente em estradas abertas. A sua tecnologia, imagem (com carenagem integral e farol duplo) e posição de condução eram as de uma moto do mundial de resistência.
Etsuo Yokouchi, responsável pelo desenvolvimento dos novos modelos da linha “Hyper Sport” da Suzuki, criou uma moto em que a performance estava acima de tudo. A sua obsessão era lutar contra o peso e conseguiu criar uma super desportiva de apenas 179 quilos. O primeiro passo foi projetar um chassi composto por 26 peças de seção retangular de alumínio e três grandes peças fundidas do mesmo material. A suspensão traseira, com um enorme braço oscilante, e os triângulos dianteiros foram derivados da competição. O depósito de combustível também era de alumínio, e a carenagem integral, de plástico injetado. Até o simples painel de comandos estava montado sob espuma de borracha, para economizar peso.

O motor DOHC de 4 válvulas por cilindro, inspirado em hélices de aviação, apresentava Twin Swirl Combustion Chambers (TSCC) e o Suzuki Advanced Cooling System (SACS), um sistema de última geração que arrefecia as cabeças dos cilindros e os pistões utilizando jatos de óleo. Combinando o Direct Air Intake System (DAIS) com carburadores flat-gate, a GSX-R750 gerou uma potência máxima de 105 cv às 10.500 rpm. A GSX-R foi um estrondoso sucesso de vendas e permanece no catálogo da marca até hoje. Também alcançou tudo na competição. Kevin Schwantz travou as suas primeiras batalhas com Wayne Rainey numa GSX-R750 da equipa Suzuki Yoshimura no North American AMA.

Já a nova Suzuki GSX-R750 mantém o espírito da versão original, mas com várias atualizações e melhorias. O motor agora é um quatro cilindros em linha de 749cc, que entrega mais potência e binário do que a versão de 1985. Além disso, a nova GSX-R750 possui uma série de tecnologias avançadas, incluindo um sistema de controlo de tração, travões ABS e modos de condução ajustáveis.
Embora a nova GSX-R750 seja claramente uma moto mais avançada e tecnologicamente sofisticada do que a versão de 1985, ainda há uma conexão emocional entre as duas motos. A nova moto mantém o design agressivo e desportivo da original, e ainda é uma das motos mais rápidas e divertidas de pilotar disponíveis no mercado. Assim, enquanto a Suzuki GSX-R750 de 1985 foi um marco na história das motos desportivas, a nova Suzuki GSX-R750 continua a manter esse legado vivo, oferecendo uma experiência de condução emocionante e inesquecível.
É Sempre útil e interessante recordar modelos relevantes do passado e , quando aplicável, fazer a sua comparação com os seus sucessores actuais.