O interesse da MIVV nas “Adventures” é agora claro. Para a actual geração destas motos de todo-o-terreno, o conhecido fabricante de escapes tem muitas receitas para oferecer. Desta vez, a Ducati DesertX 22/23 foi parar ao dinamómetro e, equipada com o silenciador de titânio DAKAR, obteve um aumento de desempenho.
À venda desde o ano passado, esta Ducati oferece um “set-up” off-road exigente.
Há muito tempo que não existia neste segmento e completamente com um maxienduro com rodas de 21″ e 18″. Não é uma moto citadina e, consequentemente, os componentes pós-venda devem seguir regras precisas, pois devem oferecer uma robustez acima da média para enfrentar trilhos de montanha, estradas de terra com pedras, valas, dunas…

Vamos entrar no assunto começando pelo motor DesertX, o mesmo equipado com uma arquitectura em “L” derivada do motor da Multistrada 950.
A sua potência muda consoante o “Riding mode” escolhido (são seis) e o espaçamento das mudanças e a relação final foram concebidos para uma utilização fora de estrada.
O impulso é forte e progressivo… mas a MIVV diz que é possível torná-lo ainda melhor. Fá-lo com um silenciador que tem um carácter forte e um nome evocativo: DAKAR

O escape é proposto em configuração Slip-On (retirar o original e montar o MIVV) e consequentemente em posicionamento standard. A homologação está em conformidade com a do OEM (no nosso caso Euro5).