Escusado será dizer que a Royal Enfield é um dos fabricantes de motos com maior crescimento no mundo. Sem o conhecimento de muitos motociclistas, a Royal Enfield tem uma história que abrange mais de um século – ao contrário do que a sua relativamente recente ascensão à ribalta pode sugerir. Dito isto, a marca não tem planos para abrandar e recebeu recentemente uma injecção de capital considerável da sua empresa-mãe.
A Eicher Motors Limited, a empresa por trás da Royal Enfield, anunciou recentemente que iria investir mais de 121 milhões de dólares – no ano financeiro de 2024. Isto acontece depois de a Royal Enfield ter estabelecido um número recorde de vendas de 834 895 veículos de duas rodas – um aumento de 38,4 % em relação aos números de vendas do ano anterior. Para além disso, o fabricante indiano também bateu o seu recorde de exportações, com mais de 100.000 motos exportadas para o estrangeiro.
De facto, os ânimos estão exaltados na Royal Enfield, sendo que Siddhartha Lal, Director-Geral da Eicher Motors, explica que, apesar do sucesso contínuo, a empresa está a tomar medidas para continuar a ser um inovador global na indústria mundial de motos. “Não estamos a abrandar, há um ritmo muito acelerado no desenvolvimento de veículos eléctricos. O nosso processo leva mais tempo, uma vez que o nosso processo de teste e validação é dos melhores do mundo e é aí que dedicamos mais tempo e esforço”, afirmou Lal num relatório da AutoCar.

Por falar em veículos eléctricos, falámos anteriormente sobre os planos da Royal Enfield de desenvolver um novo protótipo eléctrico antes do final do ano. Embora o futuro seja, de facto, eléctrico, as motos a gasolina parecem estar a ganhar ainda mais popularidade e, tendo em conta os recentes avanços na tecnologia de combustível, podem manter-se por mais tempo do que a maioria das pessoas pensa. Como tal, a Royal Enfield continuará a desenvolver novas inovações em torno da sua gama de motos de combustão interna, juntamente com as suas iniciativas de veículos eléctricos.