A Royal Enfield já revelou a ideia de produzir uma moto elétrica já há alguma tempo. Em Novembro de 2019, o CEO Vinod Dasari confirmou a existência de um prototipo elétrico no centro técnico da firma no Reino Unido. Desde então, a marca indiana tem mantido um ritmo de desenvolvimento lento e constante.
A empresa indiana Bike Dekho informou inicialmente que a Enfield planeava lançar o seu modelo elétrico até 2026, os lideres da empresa estão agora a anunciar uma data de lançamento em 2025.

Ao contrário de muitos dos seus concorrentes europeus, asiáticos e americanos, a Enfield não é conhecida por ofertas de topo de gama. O pode jogar a favor da empresa, uma vez que as motos eléctricas premium lutam para igualar o desempenho e o alcance dos seus concorrentes de combustão interna. Ainda assim, a Govindarajan não quer que o ritmo acelerado da marca sacrifique a qualidade do produto.

Sem surpresas, estabelecer que as novas infra-estruturas e os novos modelos de topo de gama requerem um investimento extra. Durante os próximos cinco anos, a Royal Enfield espera investir bastante no seu novo modelo EV vertical no programa Production Linked Incentive (PLI) da Índia.