Se considerar-se uma pessoa bastante culta quando se trata de motociclismo e puder distinguir entre uma Suzuki GSX-S125 e uma Haojue DR250, ou se já ouviu falar de marcas como Italika – uma marca brasileira classificada como o décimo maior fabricante de motos do mundo – então tiro-lhe o chapéu ou o capacete.
De facto, enquanto o Motociclismo o mantém a par de todos os grandes nomes e lançamentos significativos de todo o mundo, de vez em quando é uma moto desconhecida neste mercado que surge para exceder todas as outras em termos de significado.

A Air é uma moto de tamanho modesto e de pequena cilindrada. O que a ROAM Air é, no entanto, é eléctrica. Mas mesmo assim isto é apenas metade da história porque esta é a primeira moto EV construída propositadamente a surgir no continente africano.
Fundada em 2017 sobre o seu antigo nome ‘Opibus’, a empresa queniana – com um pouco de ajuda de amigos na Suécia – começou a encorajar a conversão dos muitos motores comerciais e SUV envelhecidos e poluentes de África, em motores eléctricos nos últimos cinco anos.

No entanto, após uma mudança de marca para ROAM e a aquisição de um investimento de 7,36 milhões de euros de uma campanha de financiamento recorde, acaba de revelar a Air, tornando-a a primeira empresa em África a fazê-lo. Assim, o significado da ROAM Air para o movimento verde de África tem o potencial de ser enorme. De facto, cerca de um quarto de todos os veículos motorizados vendidos em África são motos.
Assim, embora o continente como um todo não prejudique tanto o ambiente como a Ásia, a poluição é no entanto elevada em nações mais urbanas como o Quénia, a África do Sul e a Etiópia. Estas áreas também apresentam os chamados serviços públicos de ‘mototáxi’, onde a ROAM aproveitou rápidamente para capitalizar, entrando em parceria com a Uber para implantar 3.000 das suas motos Air em todo o continente.

Bem, voltando aos modelos Air, têm um sistema de bateria dupla que combina para um alcance de 180 km – impressionante para uma moto tão pequena.
São também amovíveis, com uma dupla configuração, o que significa, que ainda pode funcionar com uma bateria enquanto a outra está a ser recarregada. A Air também vem com quatro modos de condução e uma velocidade máxima de 56.7 km/h, além de um dispositivo de carregamento USB sempre à mão.

É improvável que a ROAM Air venha a percorrer o mercado europeu, mas dado o impulso para a electricidade noutros cantos do mundo, o seu estatuto de primeira moto eléctrica em África não deve ser subestimado se funcionar sem oposição no sector EV e conseguir que uma parte significativa da população do continente se converta.
Qual é a velocidade máxima mesmo?
Texto a precisar de ser revisto.
Quando vem esta Máquina para Portugal – ROAM AIR mota eléctrica