Aos comandos da Honda oficial da equipa gerida por Ruben Faria o californiano Ricky Brabec venceu hoje a etapa 1 do Dakar 2023. Com partida e chegada ao Sea Camp, onde está instalado o ‘bivouac’ o dia começou bem cedo para os homens das motos com uma ligação rumo a sul até ao ponto de partida. O regresso – 357 dos mais de 600 quilómetros do dia – foi feito ao cronómetro e no final as penalizações ditaram a classificação.
Joan Barreda, Daniel Sanders e Pablo Quintanilla foram penalizado por excederem os limites de velocidade – o espanhol com 60 segundos e os restantes com dois minutos – e assim Ricky Brabec foi declarado vencedor num final onde Mason Klein se deixou apanhar pela concorrência, ele que era líder após a passagem no último controle (CP).
Brabec assumiu assim o comando da prova com 19 segundos de vantagem sobre Kevin Benavides e 39 sobre o primeiro comandante e vencedor do Prólogo, Toby Price.
Esta segunda-feira o Dakar enfrenta a sua Etapa 2, ligando o Sea Camp rumo a Alula, começando o dia com uma ligação com 158km antes da especial com 430 quilómetros. Ricky Brabec e a Honda vão tentar manter o comando da corrida mas espera-se forte resposta da concorrência.