Este segmento de motos naked que podem circular na via pública com um desempenho semelhante ao de uma super desportiva com conforto acrescido, ano após ano, continua a crescer com os fabricantes a disputar o primeiro lugar nas nossas comparações e nas garagens dos motociclistas. Aqui estão quatro opções que os fãs de performance devem considerar em 2023.
Aprilia Tuono V4 1100 2023

O fabricante italiano inventou basicamente o segmento de motos naked de alta performance quando colocou o seu motor bicilíndrico da superbike num quadro com uma ergonomia mais vertical. Até hoje, a Aprilia continua a fabricar um dos melhores exemplares da classe naked, com a sua Tuono V4 de 2023 e a sua suspensão semi-ativa de alta especificação equipada na Tuono V4 Factory.
Ambas as motos têm um V-4 de 1.077cc que ficará registado na história como um dos maiores motores de combustão interna alguma vez fabricados.
Tem uma eletrónica topo de gama que permite voltas rápidas com facilidade. Valorizamos a interface de utilizador melhorada que a Tuono V4 apresenta. Isto torna mais fácil ajustar as configurações do veículo ao seu gosto. Ergonomia e suspensão bem pensadas, que não são demasiado rígidas, nem demasiado suaves, tornam um passeio diário agradável, no entanto, tem uma aderência rodoviária mais do que suficiente para os dias que queira conduzir em pista.
Ducati Streetfighter V4 2023

Com os modelos V4 e V4 S, juntamente com a mais exclusiva e de maior performance V4 SP2, a Ducati continua a aplicar e evoluir a vencedora “Fight Formula” para permanecer no topo do segmento, com um nível de equipamento topo de gama.Revelada ao público em 2020, a Streetfighter V4 foi um sucesso instantâneo e estabeleceu novas referências de performance no segmento das naked superdesportivas.
O Desmosedici Stradale de 1103 cc, capaz de entregar 208 cv às 13.000 rpm e 123 Nm em configuração Euro-5, foi revisto na sua calibragem para corresponder ao maior diâmetro da saída do silenciador, introduzido para reduzir a pressão de saída do escape. Além disto, do lado direito temos a tampa de embraiagem da Panigale V4, que permite montar facilmente a embraiagem a seco e a tampa de proteção da embraiagem.
A evolução natural desta família é uma moto que leva o conceito da “Fight Formula” ainda mais além, cujos elementos-chave são a Panigale V4 despida das suas carenagens, guiador largo e elevado, 178 kg de peso, motor Desmosedici Stradale de 208 cv, asas biplano e um pacote eletrónico de última geração. Uma evolução que segue a da família Panigale V4.
KTM 1290 Super Duke R Evo

A naked mais radical da KTM sofreu profundas alterações em 2020, com uma drástica redução de peso graças à melhoria do tão conhecido motor LC8. Mudanças e desenvolvimentos na eletrónica foram também o foco da marca austríaca, tornando assim a Super Duke R uma das referências na categoria das chamadas hyper naked.
Para 2022 a marca de Mattighofen introduz uma renovada Super Duke R, com uma nova configuração cromática e atualizações eletrónicas, mas não se fica por aqui. Surge também a Super Duke R EVO, com suspensões semi-activas WP Apex, introduzindo assim, pela primeira vez, suspensões eletrónicas na sua gama naked. Os três modos de amortecimento de série são o comfort,street e sport, oferecendo assim a maior adaptação possível ao piso em que a moto está a ser conduzida. O amortecedor traseiro tem também regulação de pré-carga através do painel TFT, com dez posições diferentes.
Aqueles que procuram uma moto naked com alta performance, a 1290 Super Duke R é um dos modelos a seguir.
Yamaha MT-10

Desde o surgimento da primeira versão da MT-10 que a Hyper Naked da Yamaha se assumiu como uma das referências no segmento.
O motor CP4 de planos cruzados, intimamente ligado à Yamaha R1, cumpre agora as normas EURO5 e está mais refinado que nunca. A injeção de combustível foi melhorada para proporcionar uma melhor e mais linear entrega de binário entre as 4000 e as 8000 rpm, permitindo assim melhor controlo sobre toda a potência que a MT-10 oferece.
O escape foi redesenhado e é agora em titânio, desde os coletores ao silencioso. De forma a aproveitar o melhor deste sistema, a Yamaha refere que o sistema de admissão foi afinado de forma a proporcionar o melhor som possível.