Os tempos estão a mudar na Honda. Primeiro, a Big Red descontinuou a sua CB1100 em 2021. A icónica CB400 Super Four encontrou o mesmo destino este ano, fazendo a sua digressão de despedida numa configuração de edição especial do Super Bol d’Or.
De acordo com a loja japonesa Young Machine, a CB1300, exclusiva para o Japão, poderia ser a próxima na lista em 2023. A Honda introduziu a CB1000 em 1992. Ao longo dos 30 anos de existência do modelo, a modern-classic adoptou a mais recente tecnologia. Em 1998, a Team Red renomeou a plataforma CB1300 graças ao novo motor de 1.284cc.

Em 2003, a plataforma ganhou um motor reconstruído, mas perdeu 20 kg no processo. Para cumprir as mais recentes normas de emissões, os engenheiros da Honda actualizaram o sistema de admissão e escape em 2021. Enquanto a equipa estava a fazê-lo, adicionaram um novo sistema de acelerador fly-by-wire, desbloqueando três modos de condução, controlo de tracção, e cruise control.

Apesar de todas estas actualizações, as vendas caíram nos últimos tempos, forçando a Big Red a considerar a descontinuação da CB1300. Se isso acontecer, a Young Machine tem alguns pedidos para a edição comemorativa obrigatória da Honda. Levando o modelo de volta às suas raízes, a publicação tornou a CB na sua edição original em branco/vermelho. Ao longo dos 30 anos de história da moto naked, que usava frequentemente este padrão de cor, pelo que não seria uma extensão para o departamento de pintura da Honda.