A PFMoto está prestes a ser lançada na China, com duas motos- a scooter Adventure Gravity e a Starship Cruiser – actualmente na sua futura lista de novos modelos.
O grupo chinês Zheijiang Geely Holding Group é conhecido como os proprietários do fabricante sueco de automóveis Volvo, bem como da QJMotor. Agora, têm uma nova marca chinesa, com um nome bastante familiar.
A CFMoto tornou-se relativamente conhecida nos últimos meses do ponto de vista europeu no mundo do motociclismo chinês. Um dos fatores que tem ajudado é, o seu patrocínio da equipa PruestelGP de Moto3, com os pilotos Carlos Tatay e Xavi Artigas. A PruestelGP não foi talvez uma escolha óbvia para a CFMoto patrocinar, mas a sua filiação na KTM significou que uma das equipas da marca austríaca era um destino provável para o trabalho de pintura “aquamarine” do fabricante chinês.

Mas, a última marca de motos da Geely, PFMoto, na verdade não tem nada a ver com a CFMoto. Pelo contrário, estão mais afiliados a outro fabricante-patrocinador de uma equipa da KTM de Moto3 que chegou em 2022: a QJMotor.
A QJ patrocina a equipa Esponsorama Racing que era anteriormente conhecida como a equipa Avintia. Naturalmente, Esponsorama subiu ao pódio com Johann Zarco em 2020, em Brno, e com Enea Bastianini na época passada, quando terminou no pódio nas duas corridas de Misano em 2021. Mas, os lugares da Esponsorama para 2022 na categoria rainha de corridas de Grandes Prémios foram comprados pelo equipamento da VR46 de Valentino Rossi, que conseguiu o seu primeiro pódio de MotoGP com Marco Bezzecchi na última corrida de MotoGP, em Assen.

Entretanto, Esponsorama é agora a QJMotor Avintia Racing Team na Moto3, e enquanto no ano passado lutaram por pódios e vitórias em corridas com Niccolo Antonelli, a sua lista de 2022 de Matteo Bertelle (que em Assen foi substituído por Luca Lunetta) e Elia Bartolini foram incapazes de igualar esse nível de competitividade.
Tal como a CFMoto, a QJMotor também tem ligações com a KTM, daí o seu patrocínio a uma equipa da KTM de Moto3, como a CFMoto, embora ao contrário da QJ, a relação da CFMoto com os austríacos possa ser mais sólida em comparação com as da Husqvarna e GasGas. Mas, quanto à PFMoto, para além das convenções de nomeação e da propriedade de direitos de autor, há pouco em comum com a CFMoto ou com a QJMotor. A “PF” vem de Paifang, que é um estilo arquitectónico chinês tradicional para a concepção de portões.

“Starship” é um nome que se tornou bastante controverso nos últimos tempos, principalmente graças a Elon Musk, que – em geral – consegue minar as conquistas da companhia SpaceX ao insistir aparentemente em ser o foco constante das atenções. A SpaceX, claro, é conhecida pelo seu foguetão Falcon 9, que consegue aterrar quer numa plataforma de aterragem em terra, quer num navio flutuante, no mar, com drones após o lançamento. Estão também a desenvolver a nave espacial, e o propulsor SuperHeavy para a acompanhar. O plano é usá-la para levar pessoas à lua ou a Marte.
A PFMoto Starship tem poucas probabilidades de alcançar uma realidade interplanetária para a humanidade, mas pode levá-lo de uma cidade para outra. É uma cruiser, e pelas fotografias que são publicadas no Motorrad e no Moto.it, não é uma nave especialmente bonita. A aparência, geralmente através da história dos cruisers, reflecte isso. Cores profundas, e linhas curvas apresentam um visual acolhedor para o utilizador que quer uma cruiser relaxante e descontraída, em vez de uma linha mais agressiva para atravessar, por exemplo, estradas de montanha.

A Starship não parece conseguir isso. É branca e preta, como um Toyota iQ, ou o conjunto da Ex Machina. Parece que pode ser eléctrico e, em justiça, um motor eléctrico proporcionaria aquele torque instantâneo para fazer um passeio o mais relaxante possível. Mas, os grandes tubos laterais longos e o bloco do motor em forma de V indicam que não se trata de um motor eléctrico. É uma cruiser tradicional a combustão. E isso é bom, mas o visual não corresponde.
Enquanto a Starship se parece com o conjunto de um filme de ficção científica, a Gravity não se distância muito deste registo. É uma scooter, que poderia se parecer a uma moto equivalente ao que quer que seja um jet pack para uma nave espacial. Não é a mais potente, e é sobretudo concebida para viagens mais pequenas em áreas citadinas.

No filme Gravity, a personagem principal utiliza um jet pack normalmente utilizado para se deslocar à Estação Espacial para viajar da ISS até à Estação Espacial Chinesa. Esta é uma viagem e tanto, e talvez o nome da scooter da PFMoto (que, em justiça, parece estar no molde de uma scooter adventure) indique a sua perspectiva de longo alcance.
Agora, tudo isto é dito em antecipação ao lançamento da PFMoto, que a Motorrad informa que terá lugar em Agosto de 2022. Talvez até lá, este novo fabricante já tenha alterado o aspecto da sua Starship, e as especificações da Gravity serão tornadas mais claras.