A BMW R 1250 GS é uma das motos de aventura mais populares de todos os tempos. É um modelo que está destinado a entrar para o “hall of fame” das motos. Dito isto, a GS nunca foi realmente considerada uma moto leve. A Oldtimer Middle East, uma loja de personalização situada nos Emirados Árabes Unidos, estava determinada a mudar isso.
Agora, a BMW R 1250 GS raramente é objecto de uma personalização, muito menos de uma construção tão complexa. De facto, a Oldtimer utilizou a BMW HP2 Enduro como inspiração para a personalização, e a R 1250 GS pertencia a um bom amigo da Oldtimer, Rob De Deken. Deken encomendou a moto, afirmando que queria o peso de uma KTM 890 Adventure, com o dobro da potência. Com metade da fórmula já calculada, a Oldtimer teve de se esforçar para eliminar cerca de 50 kg desta moto gigantesca.

Para começar, foi retirado tudo o que era desnecessário para uma moto de todo-o-terreno, ficando apenas o essencial para ser legal na estrada. Primeiro, removeram o descanso central e os seus suportes do quadro. Isto não só eliminou o peso desnecessário, como também acrescentou alguma distância extra ao solo. Além disso, decidiram eliminar o subquadro e substituíram-no por um subquadro personalizado em titânio, o que resultou numa redução de peso de cerca de quatro a cinco quilos.
Outra modificação foi no sistema de escape, que foi submetido a uma actualização completa. A Oldtimer optou por uma cabeça de escape Akrapovic em titânio. Isto não só reduziu o peso, como também melhorou o desempenho da moto. Para completar a actualização do sistema de escape, acrescentaram um silenciador Akrapovic S 1000 RR GP, melhorando tanto a estética como o som da R 1250 GS.

A Oldtimer também decidiu remover a caixa do filtro de ar e substituiu-a por um filtro de cápsula. Esta alteração não só poupou cerca de 2,5 kg, como também permitiu um melhor fluxo de ar e um melhor desempenho do motor. Para reduzir ainda mais o peso, a Oldtimer substituiu todos os parafusos possíveis por parafusos de titânio da Probolt. Esta mudança para parafusos de titânio contribuiu para a redução de peso, mantendo a integridade estrutural da moto.
De forma a maximizar o potencial de desempenho do sistema de admissão e escape de substituição, a Oldtimer decidiu também afinar o motor para melhorar o desempenho. A BMW R 1250 GS personalizada produz agora uns impressionantes 150 cv de potência e 128.8 Nm de binário.

Infelizmente, no entanto, alguns meses após a conclusão da moto, Rob De Deken faleceu. Assim, a Oldtimer dedicou o vídeo de construção, bem como o próprio projecto, à memória do seu bom amigo. No final do dia, ter perdido um total de 40 kg nesta moto de aventura não foi tarefa fácil. Na verdade, o projecto ainda nem sequer está terminado, uma vez que a Oldtimer pretende reduzir ainda mais o peso retirando o farol, a matrícula e todo o ABS, o que resultará numa construção com menos de 200 kg, em detrimento de uma configuração legal para as estradas.