Não é novidade nenhuma o facto de muitos fabricantes europeus de motos fazerem parcerias estratégicas com fabricantes chineses e indianos, para oferecer os seus produtos a preços mais competitivos em mercados mais específicos em todo o mundo. Existe o exemplo da BMW, que se juntou ao fabricante indiano TVS para a gama G 310, e ao fabricante chinês Loncin para os motores da linha de 800cc e 900cc.
O mesmo acontece com a KTM, uma marca que tem registado um enorme crescimento global nos últimos anos, em grande parte graças às suas motos de estrada de pequena e média cilindrada fabricadas em cooperação com a Bajaj, um dos maiores fabricantes de motos na Índia. Embora a KTM tenha também uma parceria com o fabricante chinês CFMOTO, a parceria com a Bajaj continua a crescer, principalmente com as suas motos naked com motores monocilíndricos.


Na verdade, apesar de existirem modelos como a KTM 390 Duke e a RC 390 da marca austríaca fabricados pela Bajaj com motor monocilíndrico, conseguiram explorar uma maior seleção de utilizadores, principalmente no mercado asiático. A prova disso é que a parceria ultrapassou o marco de um milhão de motos produzidas, espalhadas por diversos mercados em todo o mundo. Na Europa, a KTM 125 Duke e a RC 125 são modelos populares para condutores principiantes e que estão em conformidade com os rigorosos parâmetros de licenciamento de cada região.
Num futuro próximo, espera-se que a KTM e a Bajaj Auto venham a lançar modelos elétricos como a muito esperada E-Pilen, bem como uma scooter elétrica baseada na gama da Bajaj Chetak.