A Malaguti, é um fabricante italiano de motos que tem vindo a marcar presença recentemente em toda a Europa, revelou recentemente uma série de modelos interessantes na EICMA 2022.
O seu mais recente conceito chega-nos através da XAM. Apesar de ainda ser um conceito, a XAM parece preparada para entrar em produção já hoje, com um design bastante sólido. No entanto, é evidente que a XAM não vai ser legal para conduzir em estrada, uma vez que lhe falta qualquer tipo de iluminação e espelhos.

A Malaguti diz que pretende lançar a XAM como a sua primeira moto eléctrica de todo-o-terreno, principalmente para condutores que querem iniciar a sua experiência em todo-o-terreno. No entanto, o fabricante italiano tem consciência que as especificações deste conceito não são legais para circular na estrada, porém, a empresa diz que pretende lançar uma versão legal para estrada equipada com luzes e espelhos retrovisores.
Dado que a XAM está algures a meio caminho entre uma bicicleta de montanha e uma moto eléctrica, foi construída para ser uma máquina bastante leve. De facto, a Malaguti afirma que quando a XAM chegar a produção, não deve pesar mais do que 70 kg. Os componentes também parecem bastante razoáveis, com uma forquilha invertida e um amortecedor traseiro central com capacidade de ajuste de pré-carga. A moto tem rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 18 polegadas com pneus Kenda e tem travões de disco dianteiros e traseiros.
