A Yadea, especialista chinesa em veículos eléctricos de duas rodas, tem grandes planos para o mercado global em 2023. Planeia lançar o seu primeiro modelo de moto desportiva naked, a Keeness, na Ásia e na Europa antes do final do ano.
Quanto à Keeness, assume a forma de uma naked desportiva com foco no desempenho e na acessibilidade. De acordo com a Yadea, a Keeness foi concebida para proporcionar aos entusiastas uma experiência de condução desportiva num veículo com emissões zero. Em termos de desempenho, é semelhante ao de uma moto a gasolina de 150cc. O seu motor eléctrico envia energia para a roda traseira através de uma transmissão por corrente. Tem uma potência nominal de 5,5 quilowatts e um máximo de 10 quilowatts, o que corresponde a cerca de 13 cv. A velocidade máxima está avaliada em 100 km/h.
Embora os valores de potência da moto possam parecer insignificantes, é importante notar que os motores eléctricos produzem um binário instantâneo a qualquer momento, em toda a gama de rotações. Como tal, quando se trata de desempenho no mundo real, é de esperar que a Yadea Keeness seja muito mais rápida do que uma mota normal de 150 cc. Quanto à bateria, a Keeness está equipada com um par de baterias de lítio de 72 volts e 32 amperes-hora com uma capacidade total de 4.608 watts-hora. Estas baterias são supostamente capazes de fornecer até 140 km com uma única carga.

Quanto à base da moto, a Keeness tem rodas dianteiras e traseiras de 17 polegadas, com pneus bastante finos, medindo 100/80 na frente e 130/70 na traseira. A suspensão da moto é composta por uma forquilha dianteira invertida e um monoamortecedor com pré-carga ajustável na traseira, enquanto a travagem é controlada por um par de travões de disco à frente e atrás.
A Yadea espera disponibilizar a Keeness no mercado no segundo semestre de 2023, com um lançamento asiático previsto para Julho de 2023. Entretanto, prevê-se que a moto chegue às estradas europeias – Espanha, em particular – antes do final do ano.