O mercado europeu de motociclos e ciclomotores parece ter recuperado das consequências da pandemia da COVID-19, pelo menos em termos de matrículas neste início de ano. De acordo com a ACEM, no primeiro trimestre de 2023, as matrículas de motociclos novos nos cinco maiores mercados europeus (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) atingiram 253 859 unidades, um aumento de 15,5 % em relação ao mesmo período do ano passado. Em particular, a Itália registou um aumento de 31,1%, com 78.997 unidades registadas. A Espanha e a Alemanha também registaram uma tendência de crescimento, com 44 127 unidades (+13,4%) e 54 964 unidades (+13,2%), respectivamente.
As matrículas de ciclomotores, por outro lado, caíram 24,5% em termos anuais para 43.610 unidades nos seis mercados europeus monitorizados pela ACEM (Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha), com excepção da Bélgica, onde os volumes continuaram a aumentar.
De acordo com o Secretário-Geral da ACEM, Antonio Perlot, os resultados do primeiro trimestre de 2023 devem ser interpretados com cautela, uma vez que – como todos sabemos – a Primavera e o Verão são normalmente períodos mais favoráveis para o mercado de duas rodas na Europa. No entanto, parece haver uma tendência crescente para a utilização de motociclos e scooters por oposição aos ciclomotores, o que demonstra não só o desenvolvimento da mobilidade urbana de curta distância sobre duas rodas, mas também um maior interesse pelo motociclismo, facto que é confirmado pelos modelos mais vendidos também no nosso país. Esta tendência parece estar em consonância com as tendências de longo prazo anteriores à COVID-19.