A crise do COVID-19 atrasou o progresso de muitas marcas de motos, especialmente de motos de mobilidade eléctrica. A Arc é uma dessas empresas, e está a trazer de volta o seu modelo Vector em grande escala.
A Vector começou a ganhar vida como um conceito de moto eléctrica da marca Jaguar Land Rover. Infelizmente, o protótipo revelou-se demasiado caro para a produção, pelo que o fundador e CEO da Arc, Mark Truman, introduziu o conceito no seu próprio negócio. A Vector acabou por estrear-se na EICMA 2018.

Agora, a Arc está de volta, e Truman acredita que está preparada para mudar o mercado de motos eléctricas com um design inovador.
“Imagine quando as motos eléctricas são o único tipo de motos que são realmente permitidas na estrada. Queremos que as crianças digam, já viram aquela bateria ali? Olhem para aquela bateria, não é linda?” Truman acrescenta. “O que é um conceito um pouco estranho, mas foi o que nos propusemos alcançar”.
Para além do design, a Arc está também focada na melhoria do desempenho. A marca irá designar 10 clientes de topo como Arc Angels. Cada membro receberá uma moto Angel Edition (AE) Vector limitada e participará em dias de pista organizados pela Arc para ajudar a desenvolver a tecnologia de interface homem-máquina (HMI) da Arc Pilot System.

“Estes clientes terão a derradeira oportunidade de ver e experenciar a veradeira moto em produção e desenvolvimento”, explicou Truman. “Eles tornar-se-ão efectivamente parte da equipa de desenvolvimento. Tornar-se-ão um piloto de testes. Serão convidados a seguir dias inicialmente para experimentar o sistema num ambiente de circuito fechado”.
Como parte da interface de três peças, o Capacete Zenith não só duplica, mas também exibe notificações do piloto, navegação, câmara de visão traseira, e velocidade. O casaco Arc Origin alerta o utilizador para os perigos da estrada com feedback táctil. Mesmo com todos estes dados e acessórios de alta tecnologia, a Vector precisa de andar bem por si só. De acordo com Truman, a perspectiva é muito positiva.

“Tivemos inúmeros pilotos de teste e todos eles dizem a mesma coisa, que é, nas zonas sinuosas esta moto maneja e muda de direcção, como ninguém e se sente como se fosse uma moto muito mais pequena do que realmente é”, afirmou Truman. “Esta moto pesa 235 kg, por isso é uma moto bastante grande. Mas não se sente o peso na condução”.