Pouco mais de um ano após o primeiro teste com Michele Pirro no Misano World Circuit Marco Simoncelli, o trabalho começou nos protótipos ‘V21L’ que serão protagonistas da temporada de 2023 do Campeonato do Mundo FIM Enel MotoE™. A produção das motos iniciou-se em dezembro e as 23 unidades estarão prontas a meio de fevereiro. Para além das 18 motos que irão correr, cinco unidades de substituição estarão disponíveis para a organização. Cada protótipo é montado por técnicos especializados no Departamento de Competição Ducati MotoE, com o mesmo processo, precisão e atenção aos pormenores típica do elevado nível de profissionalismo usado para construir uma moto de MotoGP.
O arranque da produção dos protótipos ‘V21L’ representa o início de um novo e importante capítulo na história da Ducati. Para a companhia de Borgo Panigale, este projeto nasceu com o objetivo de desenvolver competências para o seu futuro, mantendo a abordagem que sempre esteve na base do ADN da Ducati: desenvolver soluções tecnológicas no mundo da competição e trabalhar para que tudo o que seja desenvolvido nesta área possa ser usado nas motos destinadas aos entusiastas de todo o mundo. Para o fazer, a Ducati criou a moto elétrica mais tecnológica, refinada e sofisticada do mundo, o resultado do trabalho conjunto dos engenheiros de R&D da Ducati e a equipa da Ducati Corse. A ‘V21L’ é a MotoGP das motos elétricas, combinando as tecnologias eletrónicas e dimensões de ciclística desenvolvidas pela Ducati Corse, com o processo de design e gestão de projeto típicas de uma moto de estrada como a Panigale V4. É a combinação dos melhores talentos de dois mundos, competição e produção, um protótipo com o qual a Ducati atua num mundo ainda por descobrir, o das motos desportivas elétricas.

Após um ano de testes de desenvolvimento que viu Michele Pirro, Alex De Angelis e Chaz Davies fazerem turnos de condução no novo protótipo ‘V21L’, o projeto Ducati MotoE está a aproximar-se do momento em que as motos irão para a pista. O primeiro teste com os pilotos e equipas que irão competir no Campeonato do Mundo está agendado para 6, 7 e 8 de março em Jerez, seguido de mais três dias de teste a 3, 4 e 5 de abril no circuito de Montmelò em Barcelona.
A estreia em corrida terá lugar no Grande Prémio de França, no sábado 13 de maio. O calendário do Campeonato do Mundo de MotoE 2023 está espalhado por oito Grandes Prémios, com duas corridas por fim de semana, ambas ao sábado. Após o começo em França, o Campeonato do Mundo de MotoE estará presente em todas as seguintes corridas europeias até ao G.P. em Misano, pelo que prosseguirá em Mugello no fim de semana de 11 de junho, em Sachsenring no fim de semana seguinte e em Assen a 25 de junho. Após a paragem de verão, as motos Ducati MotoE voltarão à pista em Silverstone a 5 de agosto, antes de enfrentarem os três últimos Grandes Prémios, no Red Bull Ring (20 de agosto), Catalunha (2 de setembro) e Misano (10 de setembro).



