Com os sistemas de radar dos carros a propagarem-se nas motos, era apenas uma questão de tempo até que os sistemas de câmara se juntassem. A BMW apresentou um pedido de patente que descreve uma configuração de câmara para motos.
Este ano, a Kawasaki já introduziu uma câmara frontal na H2 SX com um sistema de monitorização automático dos faróis. Os faróis aumentam e diminuem a intensidade de luz quando o outro veículo se aproxima, o que evita o encadeamento dos outros utentes da estrada.

Em primeiro lugar, o novo sistema da BMW é estéreo, com uma câmara montada na parte da frente de cada retrovisor. Enquanto o documento de patente apresenta o novo sistema numa K 1600 B, onde utiliza os retrovisores como suporte da câmara, a BMW tenta facilitar a compatibilidade deste sistema em vários modelos sem necessidade de alterar a carenagem dos mesmos. Assim sendo o novo sistema de câmaras tem a capacidade de medir distâncias e estimar a posição da moto na estrada.

Este novo sistema de câmaras poderá ser o futuro, enquanto ainda são raras no mercado de motos ocidental, as câmaras dianteiras e traseiras estão a tornar-se comuns nas motos de fabrico chinês, onde a tecnologia é particularmente mais barata. Vários novos modelos chineses de alta cilindrada, incluindo a Benelli 1200 GT e a Zongshen Cyclone RX6 vêm com câmaras em ambas as extremidades de série.