Uma das maiores marcas de capacetes do mundo, que fornecem proteção a pilotos como Marc Marquez, Toprak Razgatlioglu e também John McGuinness, procura agora novas formas de inovar.
Conhecida por ser uma companhia que inova sem nunca perder qualidade ou segurança – como se pode ver o tempo que demorou a ser apresentado a primeira geração do topo de Sport Touring GT-Air, de modo a incorporarem uma lente escura interna móvel sem perder espaço ou reduzir os componentes de proteção que integram o capacete, dado o seu formato estranho.

Agora a Shoei decidiu incorporar um sistema ,que já existe há algum tempo no ramo automóvel, agora num capacete, o Opticson.
Mas enquanto que num automóvel, este sistema fica fixo e afastado do condutor, num capacete é precisamente o oposto, sendo que o sistema não pode causar nenhum tipo desconforto ou atrapalhar a condução.


A vantagem deste sistema, é que permite recolher todas as informações da moto sem retirar a atenção do que se passa na estrada.
Esta tecnologia também pode ter aplicações na competição, passando mensagens da direção de corrida ou da equipa. Estas informações, por exemplo, são difíceis de ver quando se está na posição de manter as incríveis inclinações que existem em pista, o que permite assim que este sistema melhore a segurança e a performance do piloto.









Uma situação aplicável foi com o piloto Francesco Bagnaia, no circuito de Portimão em 2021 – na sessão de qualificação – quando estava a a entrar para a curva numero 9, a queda de Miguel Oliveira causou uma bandeira amarela, e foi dada a informação no lado direito da curva para a esquerda que Bagnaia estava a fazer, por isso, do lado oposto, o piloto tem que praticamente sair da moto para manter a trajetória, não viu o aviso.
Nesta situação custou a pole position, mas caso tivesse sido uma bandeira vermelha de um acidente mais grave poderia ter sido bastante perigoso, e tendo o piloto sido avisado pelo sistema HUD poderia ter facilitado a passagem de informação da direção de corrida e mitigado os riscos.
Resta apenas ver como os engenheiros da Shoei, vão fazer a transição de prototipo para produção, e como vão resolver estes problemas de ergonomia de modo a otimizar a aplicação deste sistema neste elemento de proteção.