A ideia de utilizar o motor como parte estrutural do quadro de uma moto está longe de ser nova, mas a BMW solicitou a proteção de patente para um design que vai um passo à frente do que alguma vez observámos.
Esta patente apresenta um sub-quadro que está aparafusado diretamente ao motor através de parafusos grandes que também fixam a cabeça do cilindro ao motor, de maneira a criar um design mais leve e compacto do que um quadro convencional.

Como revelado pelas ilustrações da patente, o design apresenta um motor transversal relativamente convencional, mas em vez de envolver uma estrutura em aço ou alumínio, existe apenas um quadro dianteiro de liga fixado diretamente ao motor.

Os modelos Panigale da Ducati, inicialmente bicilindricos e agora na sua versão V-4, adoptam um design semelhante, com os motores a desempenharem duas funções como estrutura principal das motos. Também já observamos sub-quadros de outras marcas no passado a funcionar de maneira semelhante, no entanto a BMW impressionou com o novo método de utilizar os parafusos da cabeça do cilindro como meio de fixação entre o quadro e a moto.