A KTM tem crescido desde que entrou no campeonato do mundo de MotoGP, assim como a Ducati e a Aprilia que assumiram, na última época principalmente, o protagonismo e dominaram a concorrência dos fabricantes japoneses. Porém a marca austríaca não tem atualmente uma gama desportiva de alta performance com grande diversidade, em comparação com os fabricantes japoneses ou italianos.
No entanto, a KTM tem intenções de mudar, e está a planear um investimento em modelos desportivos. Os modelos que foram apanhados em teste, foram a KTM RC 125, 390 e um protótipo da RC 990 ( nome ainda por confirmar).

A alteração mais significativa na próxima RC 990 é a sua linha. Não é tão angular e agressiva quando se compara com o seu antecessor. De facto, a KTM parece ter usado a sua moto de MotoGP como referência e depois começou a desenvolver o modelo para uso diário. Recebe um ecrã TFT, um único projetor LED, indicadores LED, um depósito de combustível maior e o mais importante um banco traseiro mais ergonómico.
Mecanicamente, a moto de teste da RC 990 parece ter um motor bicilíndrico de 990 cc, como se viu na Duke 99. Obtém uma suspensão totalmente ajustável da WP, tal como a maioria dos modelos KTM topo de gama. Uma nova estrutura traseira também se evidencia a partir dos pousa pés, tanto do condutor como do passageiro.
Ao descer na gama, os modelos RC 390 e 125 estão a ser renovados. O seu desenvolvimento já decorre há vários anos e parece que está próximo do seu produto final, com perspetiva de a KTM revelar estes modelos no ano de 2024. Tal como os modelos com o motor LC8, espera-se que a RC 390 e 125 recebam este motores com ligeiras atualizações assim como o quadro, como podemos ver nas imagens.

Com os motores parcialmente renovados, a potência da RC 125 permanecerá nos 15 cv para ser compatível com as regras de emissões do Euro 5, já o modelo 390 poderá receber um aumento de potência em relação aos modelos atuais.