A CB600F Hornet original de 1998 tornou-se uma moto muito popular na Europa, por muitas razões. As suas formas compactas naked eram ótimas na cidade e a moto tinha potência e maneabilidade para percorrer uma estrada de curvas com entusiasmo e alegria. As diferentes versões da Hornet levaram-na na direção Sports Touring e – nas mãos dos pilotos da Hornet Cup – revelou-se uma moto de corrida muito capaz; a atualização de 2007 adicionou ainda mais potência de ponta derivada dos modelos RR e um estilo muito mais agressivo.

25 anos é muito tempo e o motociclismo passou por algumas mudanças importantes desde que a primeira Hornet chegou ao mercado. O segmento naked continua a crescer em tamanho e complexidade, com muitos nichos e as expetativas dos clientes nunca foram tão elevadas. Este revelou ser o momento perfeito para lançar a nova Hornet – uma moto para ‘o momento’ e para toda uma nova geração de condutores. O seu legado é forte e a concorrência é feroz.

Com a presença da Motorcycle Sports e da Motociclismo na apresentação da nova Honda CB750 Hornet em Colónia, na Alemanha, o novo modelo da marca japonesa com um estilo liderado pela última geração de mentes criativas nas instalações de R&D da Honda em Roma, foi desenvolvida para atrair pilotos mais jovens que procuram uma mudança séria para um modelo de cilindrada maior. O motor bicilíndrico totalmente novo e forte em termos de potência e binário apresenta um pacote de sistemas eletrónicos abrangente. As suspensões Showa de qualidade estão acopladas a um novo quadro em aço de baixo peso e especificações que permitem ao condutor explorar todo o potencial disponível. O visual minimalista e os ângulos simples definem um estilo streetfighter moderno e elegante.

A nova Hornet da Honda revela todo o seu potencial. A relação peso/potência da sua classe é disponibilizada por um motor de 67,5 kW/91CV e 75 Nm montado num conjunto de 190 kg. Esta nova unidade de dois cilindros paralelos e oito válvulas tem uma boa sonoridade a alta rotação e muita usabilidade na gama média, combinando-se com um novo quadro de peso baixo que oferece uma maneabilidade ágil e acelerações fortes.

A embraiagem assistida tem uma função deslizante – com segmentos de disco oblíquos – que oferece uma sensação de leveza na manete, facilita as trocas de mudanças e gere os saltos da roda traseira nas travagens fortes e nas reduções rápidas. Os consumos são de 4,35 l/100 km – 23 km/l – (em modo WMTC), para uma autonomia potencial superior a 340 km por cada depósito de 15,2 litros. Vai estar também disponível uma versão de 35 kW compatível com carta A2.
O sistema de acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire) oferece 3 modos de condução e 3 níveis de controlo de tração (HSTC – Honda Selectable Torque Control) com controlo anti-cavalinho integrado, para além de 3 níveis de efeito travão-motor e entrega de potência.

O modo Sport usa EP de nível 3 e EB de nível 1; a definição do sistema HSTC é oferecer o máximo de performance mas o mínimo de intervenção. O modo Standard é um modo intermédio e usa o nível 2 para os parâmetros EP, EB e HSTC. O modo Rain usa o parâmetro EP mais baixo, o nível 1, para uma entrega de potência menos agressiva e efeito travão-motor (EB) de nível 2 e HSTC de nível 3. Finalmente, o modo User permite ao condutor escolher entre 3 definições de cada parâmetro e guardá-las neste modo para utilização futura

O novo quadro tem suspensão integral Showa: a forquilha é uma unidade invertida (USD) e funções separadas [Separate Fork Function Big Piston (SFF-BPTM)], com 41 mm de diâmetro; o amortecedor traseiro funciona através do sistema Pro-Link. O travão dianteiro é de montagem radial com pinças de 4 êmbolos. O quadro em aço tipo diamante da Hornet é leve, pesando apenas 16,6 kg (para comparação, o da CB650R pesa 18,5 kg).

Os dois discos dianteiros têm 296 mm e as pinças radiais Nissin de quatro êmbolos oferecem boas travagens, com uma boa sensação progressiva na manete. Para melhorar a maneabilidade e a qualidade de condução, a Hornet tem jantes leves com raios em forma de Y. A largura da jante dianteira é de 3,5 polegadas com pneu 120/70-ZR17; atrás a largura é de 4,5 polegadas com pneu 160/60-ZR17.
A especificação premium inclui painel de instrumentos TFT a cores de 5 polegadas, sistema Honda de controlo por voz para smartphones (HSVC – Smartphone Voice Control), iluminação toda por LEDs, piscas de cancelamento automático e sistema de paragem de emergência (ESS). Vai estar disponível uma versão compatível com carta A2.

Está disponível toda uma gama completa de acessórios genuínos para a Hornet, incluindo um sistema quickshifter, bagagem, diversas proteções de motor e adornos cosméticos prontos a instalar.

A CB750 Hornet de 2023 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:
A Branco Pérola Glare com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada, Preto Graphite com quadro Vermelho Metalizado Flame e forquilha vermelha anodizada, Cinzento Metalizado Mate Iridium e a Amarelo Mate Goldfinch.

Existem ainda três opções de acessórios prontos a instalar na nova Honda Hornet CB750, Pack sport com Quickshifter, para-brisas pequeno, bacquet para o banco do passageiro e poisa-pés traseiros, o Pack Style com pesos dos punhos, apoios superiores para o guiador, proteção de depósito, autocolantes para as rodas e cogumelos de proteção para o quadro e o Pack Touring com um Banco costurado para o passageiro, malas laterais, saco de depósito e saco para o banco traseiro.

O P.V.P do novo modelo da Honda CB750 Hornet é de 7.800€ (sem documentos).