Uma vez terminado o segundo episódio da estreia mundial da Ducati com a apresentação da Monster SP, voltamos a nossa atenção para os acontecimentos seguintes com a nova Ducati de 2023. O de 7 de Outubro, o quarto da série, intitula-se “This is Racing”, que seria perfeito para o lançamento da nova Panigale V4, que servirá de base para as motos do Campeonato Mundial de Superbike.
A actual Ducati Panigale V4R cumpre a norma de emissões Euro4, o que significa que deixará de estar disponível no mercado após 1 de Janeiro de 2023. Se os homens da Borgo Panigale quiserem continuar a competir no Campeonato Mundial de Superbikes, o novo modelo de Bolonha deverá cumprir as normas do Euro5. O que é bom, pois um protótipo compatível com o Euro5 foi detectado em testes não muito longe de Bolonha.

Das fotografias, parece que este modelo está a avançar para algo semelhante à recente V4 SP2. As jantes de fibra de carbono, o chassi e o depósito de alumínio são idênticos.
Resumindo, é um modelo topo de gama e os nossos comentários centram-se naturalmente na Panigale V4R de 2019, produzida numa edição limitada de 500 unidades. O preço de venda do modelo inicial homologado não deve ultrapassar os 40.000€.

Neste protótipo, notamos a presença de suspensões semi-activas, como na SP2 mas não como na antiga V4R, e o controlo remoto do travão dianteiro. As pinças de travão parecem ser Brembo GP4, com entradas de ar de arrefecimento.
As forquilhas Öhlins tem tubos pretos, não dourados, e tem um acabamento DLC preto. Este modelo está também equipado com um escape Akrapovic e uma protecção de corrente diferente, visível no final do braço oscilante.
Se isto for uma reconcepção da V4R, o motor Desmosedici Stradale seria melhorado de 1.103cc da Panigale V4 SP2 para os 998cc.

A anterior V4R foi classificada com 224 cv às 15.250rpm, e mesmo 237 cv às 15.500rpm com o kit de corrida. Desde então, a fábrica de Borgo Panigale introduziu melhorias significativas na gestão electrónica da série Panigale, tanto em termos de gestão electrónica de energia como dos vários sistemas de assistência (Controlo de Tracção, Travão de Motor, Anti-rotação, Controlo de Lançamento, etc.).