Yamaha explora direção assistida nas duas rodas

Fonte: Pinterest

Com a evolução tecnológicas que atingem todas as áreas do motociclismo, por vezes parece que já assistimos a tudo no que diz respeito a sistemas de segurança, tanto ativa como passiva. Mas a Yamaha com o seu costume de inovar, decide desenvolver um sistema de direção assistida para os seus modelos de duas rodas.

Advertisements

Alguma da tecnologia implementada neste novo sistema, vem diretamente da gama de motociclos a pedais assistidos eletricamente. Com um magneto que restringe o torque causado pelo motociclista no guiador que é detetado por sua vez através de sensores.

Tem duas maneiras de atuar, uma a alta velocidade, onde o sistema funciona mais como um amortecedor de direção, reduzindo algumas das vibrações e ressaltos que passam através da roda, mas não eliminando as sensações.

Fonte: VisorDown

A baixa velocidade funciona de uma maneira mais tradicional, como que de um automóvel se tratasse, assistindo e complementando as movimentações do condutor.

No mundo do todo terreno, é fácil ver as vantagens que este sistema pode trazer, menos esforço de um motociclista a contrariar os movimentos do guiador causados pelas inconsistências do terreno, diminuindo bastante o cansaço causado por esta dinâmica em competição.

Mas a Yamaha não está a focar-se em aplicar este sistema no mundo do off-road em exclusivo, mas sim em todas as gamas da marca, onde presumimos que será a direção assistida em baixa velocidade que mais irá brilhar, sendo o objetivo oferecer estas vantagens sem o condutor se aperceber que tem um sistema assistido a intervir, que será benéfico desde as mais pequenas scooters até às pesadas choppers, passando pelas volumosas adventure.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like