Yamaha e Toyota juntas no desenvolvimento de motores a hidrogénio

Fonte: motorcyclenews.com

Já tínhamos reportado a parceria entre a Yamaha e a Kawasaki para o desenvolvimento de tecnologia que permita equipar motos com motores a hidrogénio, num futuro não muito distante. Agora, a Yamaha anunciou uma nova colaboração para conseguir manter vivos os motores de combustão interna, sem emissão de gases poluentes.

Fonte: motorcyclenews.com

Mais uma vez são duas marcas japonesas no projeto – Toyota e Yamaha. Naturalmente associamos a Toyota imediatamente à indústria automóvel, mas a partilha de conhecimento entre as marcas pretende que a tecnologia desenvolvida em conjunto seja aplica, tanto nas motos, como nos carros.

Fonte: car-engineer.com

O protótipo já lançado de um motor desta colaboração, é um motor V8 movvido a hidrogénio, que tem por base a motorização de 5 litros do Lexus RC F. A Yamaha modificou diversos componentes do motor, como os injetores, cabeça dos cilindros e muitos mais, de forma que este motor seja capaz de entregar mais de 400 cv.

Esta parceria mostra que é possível realizar a conversão de um motor movido a combustível fóssil para hidrogénio. Ainda assim, não passa de um protótipo e precisará certamente de mais testes e desenvolvimento. Contudo, é um excelente indicador de que a anunciada “morte” dos motores a combustão pode não acontecer. Teremos de aguardar para ver se esta sociedade vai dar frutos no mercado das duas rodas, mas com a Yamaha em jogo, tudo indica que sim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You May Also Like