Yamaha: Caixa de velocidades do MotoGP nas motos desportivas?

Fonte:img.okezone.com

A Yamaha prepara-se para apresentar uma caixa de velocidades idêntica à das motos que participam no campeonato do mundo de MotoGP.

Advertisements

A marca japonesa divulgou que pretende usar a caixa de velocidade seamless. Desde 2011 que a Honda começou a usar este tipo de caixa, tornando-se na primeira no campeonato do mundo de MotoGP. Em 2013 a Yamaha juntou-se e implementou nas suas motos a nova caixa seamless.

Contudo, nos tempos que correm, uma caixa seamless é apenas usada nos protótipos de competição, principalmente no MotoGP. Com o desenvolvimento técnico e tecnológico das motos, principalmente dos modelos mais desportivos de cada fabricante, existe cada vez mais margem de melhoria, sendo que a próxima aposta poderá ser nas caixas seamless.

Com claras intenções de inserir nas suas motos desportivas, a Yamaha pretende inovar uma caixa seamless bastante idêntica à usada nas suas motos de MotogGP. As vantagens de uma caixa seamless levariam a uma melhor performance da moto, assim como a estabilidade ou o desgaste menor do pneu traseiro.

Fonte:i0.wp.com

Segundo a Motorrad, um “modo automático” poderia ser introduzido nas motos de maneira a melhorar o conforto, principalmente em viagens mais longas, o que poderá ser uma grande vantagem. Seria um modo opcional, o que levaria a pensar ter motos desportivas mas também touring com este novo sistema.

Claro que a inserção de uma caixa seamless em motos desportivas ou touring iria dar que pensar. O custo seria elevado para a marca mas também para os utilizadores, o que explica o facto das principais marcas que participam no campeonato do mundo de MotoGP não avançarem com este tipo de tecnologia em motos de série.

Ainda assim a Yamaha e a Ducati são fabricantes que estão a pensar desenvolver este tipo de caixa sem que se torne num grande custo para os utilizadores, o que seria um grande avanço técnico e tecnológico. Porém não foi revelado oficialmente nenhum modelo do que podemos esperar das novas caixas seamless, apenas que poderá estar para breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You May Also Like