Xassos Urban Cup: 3 horas de Resistência 50cc 

Fonte: animaçaoviladefontes

Depois de dois anos de interregno devido à Pandemia Covid 19, o maior evento anual de motorizadas realizado em Portugal, patrocinado pela Junta de Freguesia de Fontes e Município de Santa Marta de Pena- guião, está de volta para receber os muitos visitantes que se deslocam à “Meca dos Xassos”. Muito além do desporto em si, esta prova é uma festa de reencontro de amigos, que também serve de desculpa para se desfrutar de um fim de semana em pleno pelas encostas do Douro e da Serra de Marão.

Advertisements

O regresso da “Xassos Urban Cup – 3 horas de Resistência 50cc (XUC)” na Vila de Fontes, que ocorrerá a 24 de Julho 2022.

Fonte: animaçãoviladefontes

Num passeio das vindimas em 2018, a Moto Clube do Porto visitou o Douro, a Vila de Fontes em especial. Em frente ao Café Cruzeiro ficou-se a sonhar como seria interessante fazer uma prova urbanística, entre amigos, com motorizadas de 50cc pelas ruas da Vila de Fontes. O sonho tornou-se real, com um grupo de amigos da terra a empenhar-se e a tentar provar que era possível fazer um evento motorizado com géneses de outros tempos, de dimensões elevadas, num conceito associativo e de utilidade pública.

A “Xassos Urban Cup” é caracterizada como a “Corrida Mais Louca do Mundo”, uma frenética prova de resistência de 3 horas, onde os participantes e as suas “belíssimas” motorizadas de 50cc que fizeram moda nas décadas de 60, 70, 80 e princípios de 90 se divertem num circuito urbanístico preparado para o efeito.

A prova “Xassos Urban Cup- Fontes” disputa-se sempre ao domingo durante a tarde, numa competição que se desenrola ao longo de quatro horas (1h – treinos / 3h – prova), num  circuito urbanístico com cerca de 2.5 Km. Os cerca de 90 pilotos esperados nesta comemoração da décima edição, distribuir-se-ão por quatro classes: Xassos, Pró-Xassos, Xassos Feminina e a classe Xassos Veteranos. As classes competem em simultâneo,sendo a classificação final apresentada separadamente. As equipas nas quatro classes são constituídas por um a três pilotos (por moto), tendo cada uma a responsabilidade de gerir da melhor forma a duração da sua participação pessoal na prova. A equipa vencedora é aquela que nas 3h de competição efectuar o maior número de voltas.

Fonte: animaçãoviladefontes

A localização do evento numa região de beleza ímpar, conciliada com circuitos urbanísticos meticulosamente criados e definidos pela organização, dão um selo de qualidade e garantia de sucesso a cada prova. A utilização de elementos da época e a delimitação dos circuitos com fardos de palha e pneus, criam uma atmosfera de “xassos” e, sobretudo, uma sensação de nostalgia ao público. O público vem em massa, demonstrando desta simpática forma que as tradições das corridas urbanísticas em desportos motorizados é ainda válida.

Para mais informações pode consultar o site oficial do evento.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like