Veículos ciber-seguros: O primeiro é uma moto europeia

Fonte: eurocybcar

Os veículos de hoje estão repletos de tecnologia, desde sistemas de conexão Bluetooth, a inteligência artificial ou ligação à Internet. Tudo isto é passível de ser controlado pelo utilizador, mas também por pessoas indesejadas e que procuram roubar informações a troco de dinheiro, realizando autênticos sequestros e assaltos aos utilizadores destes veículos.

Advertisements

Nesse sentido foi lançada em janeiro de 2021 uma norma europeia que obriga todos os veículos a cumprir com determinados requisitos de ciber-segurança. A UNECE/R155 obriga todos os fabricantes a possuir determinadas restrições de segurança em todos os veículos que pretendam homologar a partir de julho de 2022.

Fonte: eurocybercar

Agora, a empresa EUROCYBCAR antecipou este regulamento e criou, em conjunto com a NUUK, o primeiro veículo a obedecer à UNECE/R155. Apesar das motos não estarem incluídas nesta norma – por ser considerado que não têm conectividade suficiente – a EUROCYBCAR provou que as motos deveriam ser incluídas neste regulamento, mostrando que são capazes de ser sabotadas informaticamente, mas também protegendo a mesma de forma eficaz.

A companhia espanhola realizou mais de 70 testes diferentes, desde acesso diretamente à tomada USB, ligação ao ABS da moto, acesso remoto via Bluetooth e WI-FI e acessos indesejados através da aplicação. Todos os testes de acesso tinham como objetivo aceder a dados da moto ou alterar o comportamento da mesma, segundo o regulamento UNECE/R155. O objetivo não foi alcançado, tornando assim a NUUK Cargopro, a primeira moto ciber-segura do mundo.

Fonte: eurocybercar

A Nuuk Cargopro torna-se assim o primeiro veículo do mundo com um certificado – pendente de aprovação – de ciber-segurança, sendo esperado que muitos mais venham a cumprir com as normas referidas. Com a tecnologia a fazer parte do nosso dia a dia, todas as soluções para ajudar a proteger os dados dos utilizadores são bem vindas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You May Also Like