Troféu BMW S1000R já em 2022

Depois do grande sucesso das iniciativas do troféu Z Cup e Tuono Cup, terá início, em 2022, o Troféu BMW S1000R. Dentro dos mesmos moldes das competições já criadas, Paulo Vicente, em parceria com a BMW Motorrad Portugal, lança assim mais uma proposta altamente cativante para quem procura iniciar-se na competição em duas rodas. A filosofia mantém-se igual à dos troféus já existentes, sendo as motos idênticas para todos os participantes.

Como o nome indica, a moto utilizada será a BMW S1000R, preparada pela FMB Racing. Apesar da base ser a naked de estrada da marca alemã, há inúmeras alterações nesta moto de troféu de forma a tornar a mesma mais adequada à utilização em circuito e, essencialmente, permitindo aos pilotos que tenham maior liberdade de afinação da mesma.

Um amortecedor traseiro Ohlins substitui o já muito competente amortecedor de origem, de forma a que possa ser alterada a altura da moto e permitir assim um melhor ajuste a toda a geometria e posição de condução para uma posição que permite maiores ângulos de inclinação. O escape completo IXIL, específico para a S1000R, salta imediatamente à vista e promete um aumento de performance. A alteração da bomba de travão adiciona maior poder de travagem, mais adequado à pista, aumentando também a segurança dos pilotos.No leque de alterações temos ainda as jantes M que vão ser equipadas com os pneus Dunlop D212, pneus esses que já estão presentes na Z Cup e na Tuono Cup. Apesar de todas estas alterações, todos os participantes têm direito ao material de origem no final da temporada, assim como a moto matriculada e pronta a circular na estrada.

Relativamente aos custos de participação, o valor proposto é de 20.000€ e há a possibilidade de optar pelo pagamento em prestações com a ajuda da BMW Financial Service, permitindo assim que o troféu seja mais acessível a todos os motociclistas que sonham um dia correr num circuito. Os moldes de participação mantêm-se iguais aos já conhecidos da Z Cup e da Tuono Cup, havendo a possibilidade de realizar o campeonato a “solo” ou em regime de moto partilhada, onde dois pilotos dividem os custos e a adrenalina do fim de semana de corridas. Há ainda a possibilidade de inscrição com moto própria, sendo necessário que o piloto interessado, possua uma moto de versão igual à utilizada no troféu.

O processo de inscrição deve ser tratado junto de um concessionário BMW Motorrad Portugal e, com o valor anunciado para a mesma, está incluída uma BMW S1000R totalmente preparada e todo o material de origem, um fato de competição totalmente personalizado e as inscrições em todas as provas do troféu que, ainda sem calendário definido para 2022, antevê seis provas em solo luso e duas provas em Espanha, sendo os locais prováveis, Jerez e Áragon.

Paulo Vicente é assim responsável, mais uma vez, por uma excelente iniciativa e por conseguir chamar a atenção dos aficionados do motociclismo que procuram uma solução mais em conta para se iniciarem no mundo das corridas de velocidade. Teremos assim, no CNV, três troféus

diferentes na mesma grelha de partida durante o próximo ano, com uma classificação geral, mas também uma outra independente para cada uma das “Cup” já referidas. Fica apenas por definir as datas em que vão ser realizadas as oito rondas do Troféu BMW S1000R e quantos participantes teremos nesta nova categoria do campeonato nacional de velocidade.

Uma coisa é certa, não vai faltar animação em pista com uma grelha de partida tão diferenciada e com motos com tanto potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like