Triumph Tiger 1200: Potente, leve, ágil e cativante

Créditos: Triumph Motorcycles

Após meses de expectativa e pequenas amostras do que poderia ser a nova maxitrail da marca inglesa, a Triumph revelou todos os detalhes da novissíma Tiger 1200 e todas as suas versões. Mais potente, mais leve, mais ágil e com especificações de topo, o novo modelo de terras de sua majestade concorre para ser a referência do segmento.

Créditos: Triumph Motorcycles

A mais recente família Tiger 1200 é composta por cinco novos modelos, sendo três deles vocacionados para viagens em pisos de asfalto e dois deles para os mais aventureiros, que procuram caminhos de terra mais complicados. Nos modelos mais estradista podemos encontrar a Tiger 1200 GT, GT Pro e GT Explorer, todas elas com jantes fundidas de 19” e 18” à frente e atrás, respetivamente. Para as versões mais vocacionadas para percursos fora de estrada a Triumph apresenta os modelos Tiger 1200 Rally Pro e Rally Explorer, estas com jantes tubeless raidas de 21” e 18” à frente e atrás, respetivamente. Todas as versões contam com depósito de 20 litros, à exceção das versões Tiger 1200 GT Explorer e Rally Explorer que vêm o tanque de combustível ganhar 10 litros comparativamente às suas irmãs.

Créditos: Triumph Motorcycles

Em todas as versões o “coração” é o mesmo, o novo motor T-Plane de três cilindros em linha, de 1160cc com 150cv e 130Nm, completamente renovado no seu interior, comparativamente às gerações anteriores. Com uma capacidade elevada de resposta em baixas rotações de um motor de dois cilindros e a alma de um três cilindros nas rotações mais elevadas, a Triumph reforça que este é o melhor compromisso para um excelente controlo do acelerador fora de estrada e emoção pura em pisos de asfalto. A facilidade de utilização e a resposta do acelerador em toda a faixa de rotação são destacados pela marca inglesa neste novo motor que equipa todas as versões da Tiger 1200.

Créditos: Triumph Motorcycles

A redução de peso é também tema de destaque, havendo uma “dieta” de 25kg comparativamente à geração anterior da Tiger, com destaque para o quadro mais leve em aço, ao qual a Triumph aparafusou um sub-quadro em alumínio. Podemos agora contar com uma variação entre os 240kg e os 255kg, dependendo do modelo selecionado. O novo depósito de combustível em alumínio, o braço oscilante tri-link, mais resistente mas também mais leve, contribuem também para esta redução de peso considerável. O quadro, com um novo desenho, veio também alterar a posição de condução da Tiger 1200 e a sua ergonomia, o que contribui diretamente para uma melhor experiência de condução e maior agilidade de toda a gama.

Créditos: Triumph Motorcycles

Como seria de esperar nos dias que correm, a nova Triumph Tiger 1200 oferece um pacote tecnológico variado com diversas ajudas eletrónicas como o sistema de radar, desenvolvido em parceria com a Continental, que permite aviso de ângulo morto e assistência à mudança de faixa. O controlo de tração em curva, cruise control adaptativo, iluminação full led, painel TFT de 7 polegadas e os seis modos de condução (dependendo do modelo), são apenas algumas das ajudas e comodidades tecnológicas que a marca britânica oferece na nova maxitrail. Podemos contar ainda com a suspensão semi-ativa Showa de última geração, que está presente em todas as versões, com diferentes adaptações para os modelos mais vocacionados para fora de estrada.

Créditos: Triumph Motorcycles

A proposta da marca inglesa com a nova Tiger 1200 é ambiciosa e promete colocar os seus concorrentes em alerta. Com uma tendência crescente, o mercado das maxitrail oferece cada vez mais opções aos utilizadores, com soluções cada vez mais interessantes e a Triumph mostra que quer, claramente, ser a escolha número um. É expectável que os novos modelos cheguem aos concessionários na primavera de 2022 e os valores variem entre os 18.950€ e os 24.100€. Para mais informações sobre todas as versões da Triumph Tiger 1200 consulte um concessionário oficial ou o site https://www.triumphmotorcycles.pt/bikes/adventure/tiger-1200 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like