Stark Varg: A nova moto elétrica de todo-o-terreno

Fonte:starkfuture.com

Há uma nova moto à procura de desafiar o título de mais rápido, mais limpo e mais eficiente na indústria do motociclismo. A moto já produz 80 cv e está prestes a ser lançada no mundo das motos de todo-o-terreno. Localizada no sul da Europa, um dos maiores epicentros de motos do mundo, com um grupo eclético e internacional de funcionários e um CEO apaixonado e experiente, a Stark Future é uma empresa que tem todos os ingredientes para ser grande. E é bem possível que a Varg, a sua moto de motocross novinha em folha, seja algo assim.

Advertisements

O silêncio de uma moto elétrica é impressionante se nunca andou numa antes, mas não é a adaptação mais difícil de fazer. De qualquer forma, não demora muito para se habituar. Mas as diferenças estão aí. Muitas das sensações convencionais associadas à pilotagem, como ruído do motor, vibração no chassi ou mudanças de velocidade, simplesmente não existem. Na pista, pode parecer mover-se no tempo e no espaço, em vez de lutar contra a gravidade ou empurrar a atmosfera. Há apenas velocidade e movimento. A Varg é como aquele miúdo quieto da sala de aula que não fala muito, mas pela sua atitude e maneira como se move, provavelmente é o cinturão preto do judo.

A moto é subtilmente rápida. A sua velocidade surpreende e, sem um ponto de referência, como outro piloto, é fácil perder de vista. E a Varg, no verdadeiro estilo de moto elétrica, de facto arranca velozmente. Uma Yamaha YZ450F 2022 foi fornecida para fins de comparação, e pilotar as duas simultaneamente, foi esclarecedor. Depois da Varg mudar a percepção de velocidade e aceleração, a poderosa 450 parecia mais uma 125.

Fonte:starkfuture.com

A moto tem uma construção visivelmente estreita, tanto que alguns pilotos podem ter problemas para se segurar, embora isso seja facilmente remediado com fita adesiva. Não ter uma embraiagem é uma sensação estranha, mas acaba por tirar um pouco da tensão dos antebraços e poder focar na aderência.

Digamos apenas que, a bateria de 6kWh da Varg tem areia mais do que suficiente para o utilizador de fim de semana dar meia dúzia de voltas, praticar algumas manobras que precisem de ser trabalhadas e dar algumas voltas com os amigos na moto. O piloto de desenvolvimento Sébastien Tortelli afirma que pode andar em velocidade de corrida por 45 minutos numa Varg totalmente carregada, e Stark diz que uma bateria cheia oferece alcance / velocidade equivalente a um depósito cheio de gasolina. A Varg pode voltar a 100% em uma ou duas horas, dependendo se estiver numa tomada de 120V ou 240V. 

Fonte:starkfuture.com

A Stark optou por uma estrutura de aço cromado unida a uma caixa de bateria com estrutura em favo de mel em vez de uma unidade de alumínio, para resistência com flexibilidade onde é necessário. A Stark afirma que o quadro é 50% mais leve que os da concorrência.

A Varg tem suspensão KYB e parece absolutamente competitiva. Com uma suspensão dianteira de 48 mm e uma suspensão central oferece 310 mm de curso em cada extremidade. Ambas são totalmente ajustáveis, com o amortecedor a oferecer circuitos de ajuste de compressão de alta e baixa velocidade.

Fonte:starkfuture.com

A Stark com o seu motor de fibra de carbono de 360 V, os seus 81.1 cv e os incríveis 900.9 Nm de binário na roda traseira. Claro, a eletrónica ajustável (através do display inteligente) mantém a energia utilizável, mas essa energia é enorme e instantânea.

A Varg tem uma boa chance no mercado de moto de todo-o-terreno; é bem pensada e meticulosamente construída, com uma forma de motor propositada, simplificada e eficiente que enfatiza o compromisso do design em minimizar o excesso de volume e massa.

Há poucas dúvidas de que as motos elétricas chegarão lá eventualmente, especialmente porque o mundo continua no caminho da eletrificação generalizada. Embora a Varg se sinta pronta para a competição como está, será necessário um desenvolvimento árduo para que a tecnologia alcance o domínio total sobre as motos de combustão de fábrica do mais alto nível competitivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like