Portugal Lés-a-Lés 2022 com rota definida

Um ano depois da entusiasmante travessia de Chaves a Faro através da Nacional 2, o Portugal de Lés-a-Lés volta, em 2022, à tranquila zona raiana para uma edição – a 24.ª – com partida de Faro rumo a Trás-os-Montes. Do percurso, a ser ultimado pelos elementos da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, já se pode dizer que será muito,
mas mesmo muito bonito e internacional, com várias incursões na zona fronteiriça espanhola!

O primeiro dia, 9 de junho, será reservado como habitualmente nos últimos anos, às verificações técnicas e documentais e ao Passeio de Abertura. E para quem pensa que já viu tudo e conhece ao pormenor a capital algarvia, fica a garantia de novidades na descoberta do concelho de Faro, das praias à serra passando pelo cativante e rico Centro Histórico.

A única certeza é de um arranque em festa, antes de uma primeira etapa que levará a caravana até – novidade – Castelo de Vide! Belíssima vila, justamente apodada de ‘Sintra do Alentejo’, onde os motociclistas são sempre bem recebidos e onde as estradas apelam ao mais prazenteiro turismo. Tirada essa que, como todo o aventureiro passeio, será muito voltado para o património natural, reforçando a importância de passear de moto como o melhor remédio para ultrapassar estes tempos estranhos. E recuperar do ‘stop-and-go’ que o Mundo viveu nestes dois últimos anos marcados pela pandemia.

Mas, claro está, o evento apoiado pela BMW, BP, Via Verde, NEXX, Agência Abreu e Dunlop terá muitos mais motivos de interesse, desde a descoberta megalítica no Alto Alentejo, à possibilidade de visitar a recém-inaugurada Casa da Cidadania Salgueiro Maia. Bem interessante núcleo museológico que alberga o património que o capitão do exército português que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974 fez questão de doar à vila
alentejana onde nasceu. Entre o acervo que pode ser visto no castelo da vila, encontra-se o famoso megafone com o qual o Capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia, ou o uniforme militar que envergava no dia que assinala o fim da ditadura em Portugal. Momento histórico antes de rumar a norte, com gracioso saltitar transfronteiriço, numa descoberta das fortíssimas ligações entre Portugal e Espanha particularmente visíveis nesta zona do território.

Mais detalhes e pormenores, serão dados em meados de fevereiro, numa Apresentação Oficial que se espera voltar a ser nos moldes tradicionais, com a presença de público, seguida do arranque das inscrições. Atentos ao evoluir da situação sanitária, os responsáveis federativos tudo farão para reunir os apaixonados mototuristas que não querem perder pitada do 24.º Portugal de Lés-a-Lés em lugar central e, sobretudo, seguro.

2 comments
Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like