Nova Yamaha R1 a caminho para 2023?

Fonte:cdn2.yamaha-motor.eu

Uma lista recente atualizada de veículos de competição aprovados pela FIM indica uma nova Yamaha YZF-R1 só para pista que poderá estar a caminho para o ano de 2023. Se for verdade, então também podemos esperar uma R1 de “rua” atualizada.

A Federação Internacional de Motociclismo mantém uma folha de cálculo intitulada “FIM Recognized Competition Vehicles” que inclui modelos aprovados apenas para corridas. A lista é composta maioritariamente por motos de todo-o-terreno e cross country. O documento inclui algumas motos desportivas apenas para pista, como a Honda NSF100 e a NSF250R, e uma Yamaha R6 Race não homologada que continua a estar disponível após o modelo legal para estrada ter sido descontinuado.

A versão mais recente da folha de cálculo FIM adicionou mais um modelo que chamou a nossa atenção. Uma nova YZF1000W, que para aqueles que podem não ser familiares, a YZF1000 é o nome de referência da Yamaha para a YZF-R1, enquanto o YZF-R1M é conhecido como YZF1000D. A folha de cálculo foi atualizada no dia 15 de julho e nota que a Yamaha apresentou o seu registo de 2023 no dia 9 de junho.

Fonte:www.motorcycle.com

Note no excerto acima que a YZF1000W segue a YZF600W, e que o código do modelo se refere à YZF-R6 Race. A R6 legal para estrada seguiu o código YZF600, o que sugere que o “W” significa uma variante apenas de pista. Portanto, podemos assumir que YZF1000W é uma R1 apenas de corrida.

Mais informações sobre a YZF1000W estão incluídas na mesma folha de cálculo. De acordo com a secção abaixo realçada, a YZF1000W é uma moto de corrida de estrada com um motor de quatro cilindros de 998 cc, que também descreve o motor da R1 legal para estrada.

Fonte:www.motorcycle.com

O código de marcação dos quadros fornece mais detalhes. De acordo com a folha de cálculo, a YZF1000W tem uma marcação de quadro “JYACN07C”. Aplicando o típico padrão descodificado de VIN da Yamaha, podemos fazer algumas deduções.

Fonte:www.motorcycle.com

Os três primeiros caracteres VIN “JYA”, são bastante simples; é o identificador mundial padronizado para veículos Yamaha produzidos no Japão. Todas as motos Yamaha que saem de uma fábrica no Japão têm um VIN a começar com ”JYA”. A quarta posição VIN é definida pela Tabela 1 à direita. A R1 legal para estrada, bem como outras motos não Yamaha, tem um “R” neste local.

“C” não está definido no descodificador VIN, mas todas as motos da folha de cálculo FIM, incluindo a YZF1000W, YZF600W e todas as motos de todo-o-terreno,têm um “C” neste local. Isto sugere que um “C” na quarta posição de uma Yamaha VIN indica um modelo apenas de corrida.

Fonte:cdn2.yamaha-motor.eu

Dito isto, a R1 deverá ser atualizada. A atual geração R1 foi introduzida em 2015 com uma atualização em 2020 para cumprir as normas do Euro 5. Em 2023, a R1 existente teria oito anos. Faz sentido que uma nova R1 só para pista seja acompanhada por um modelo legal para estrada. Se houver uma nova YZF-R1 2023, há uma boa hipótese de haver também uma nova YZF-R1M 2023.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like