MACBOR apresenta a sua Naked de média cilindrada, a Eight Mile 500

Em linha com o crescimento contínuo em novos segmentos de mercado, a MACBOR soma um novo modelo à sua gama de média cilindrada.

A nova Eight Mile é uma naked que se apresenta em duas versões: Eight Mile 500 Street (STR), focada em uso no asfalto e urbano, e a mais polivalente Eight Mile 500 Scrambler (SCR), com um aspeto inconfundível, transgressor e aventureiro.

A Eight Mile 500 destaca-se pelo seu estilo neo-retro e combina componentes de alta qualidade, prestações e preço com o inconfundível espírito MACBOR: uma moto com alma pensada por e para entusiastas das motos.

Após o lançamento da bem-sucedida Montana XR5, a primeira Trail da MACBOR de média cilindrada, a marca espanhola criada por e para entusiastas das motos, apresenta a Eight Mile 500, que vem alargar a gama de média cilindrada com esta nova atrativa naked em duas versões disponíveis.

Com a Eight Mile 500, MACBOR consolida a sua presença no mercado de média cilindrada, entrando agora num dos seus segmentos mais competitivos: o das naked. O crescimento que a MACBOR teve nos últimos anos, tanto em termos de vendas como da sua gama, foi progressivo e constante com mais de dez modelos em carteira, não só centrados nas cilindradas pequenas, como também nas médias e com presença nos segmentos com maior procura, como o das trail e, a partir de agora, as naked.

A Eight Mile 500 destaca-se por ser um modelo no qual os seus criadores não só aplicaram todo o seu saber-fazer, como também toda a sua paixão pelo mundo das motos com um cuidado extremo até pelos detalhes mais ínfimos quer seja no design, tecnologia ou no equipamento. Algo que se deteta imediatamente ao contemplá-la ao vivo, com esse aroma que exalam os produtos elaborados com maior esmero e que lhe conferem alma, porque a nova Eight Mile 500 não foi criada como um simples meio de transporte, mas sim como uma companheira para viver todo o tipo de aventuras.

Oferece o melhor equilíbrio entre o espírito das scrambler dos anos `70 e a tecnologia mais recente, combinando todo o conforto e equipamento de uma moto moderna com um design e estilo retro únicos.

Com a Eight Mile 500, a MACBOR entra num dos segmentos mais competitivos do mercado, no qual existe uma vasta oferta tanto de naked de estilo desportivo como de modelos de ar scrambler, que se encontram em pleno auge e transmitem na perfeição a filosofia da MACBOR. O termo scrambler (do inglês «scramble» ou mistura) começou a ser utilizado com frequência no Reino Unido na década de ’50 para definir um estilo de motos que combinavam as qualidades de uma moto de estrada com as de uma moto todo-o-terreno; com uma posição de condução mais elevada, assento plano, forquilhas de maior curso, escapes sobre-elevados e pneus mistos de tacos não muito pronunciados. Ainda que pela sua definição possa parecer uma trail, e no início tinham de facto muito em comum com elas, as scrambler atuais, pela sua filosofia, estão aproximam-se mais de uma naked, mas com a vantagem de desenvoltura acrescida quando acaba a estrada, mantendo o encanto dessas polivalentes motos da época.

A MACBOR Eight Mile 500 nas suas duas versões é perfeita para «multiusos» já que a sua polivalência, conforto e prestações estão ao alcance de todo o tipo de condutores, quer seja com carta A ou A2. Não é em vão que muitos dos encartados A se deixam seduzir por este tipo de opções devido ao seu amplo raio de ação e diversão, a que se soma um custo de seguro e de manutenção muito mais reduzido.

Todos os segredos da MACBOR Eight Mile 500

A MACBOR é uma marca jovem, nascida em 1999 para satisfazer as necessidades das pessoas que procuram motos diferentes, concebidas por verdadeiros apaixonados das motos com mais de cinco décadas de experiência no setor que, simplesmente, tratam de tornar realidade os seus sonhos. Tal como os restantes modelos da marca, a nova Eight Mile 500 reflete a 100 % o espírito da marca: estilo, prestações, qualidade e tudo isso a um preço convincente. Para Alessandro Bifano, diretor de marketing, a “MACBOR é muito mais do que uma marca de motos. Representa um estilo de vida sobre rodas. Quem somos e como fazemos as coisas é o que nos torna diferentes. A Eight Mile 500 é mais um feito no posicionamento e crescimento da MACBOR como referência no mundo das motos»

A Eight Mile 500 destaca-se pelo seguinte:

  • Imagem onde se salienta o tubo de escape duplo na lateral inferior direita, o monobraço oscilante, os travões de disco lobulados até ao minimalista porta-matrículas de estilo flutuante sobre a roda traseira
  • Motor potente e fiável. Um bicilindro de 471 cc multiválvulas com injeção eletrónica que debita 47 CV às 8500 rpm. Trata-se do mesmo propulsor da Montana XR5 que já deu mostras do seu excelente rendimento, baixos consumos e grande fiabilidade. Um propulsor que, como bom bicilindro que é, se destaca pela sua rápida capacidade de reação, linearidade de resposta e baixo nível de vibrações, com duas tecnologias fulcrais no seu funcionamento, a saber:
    • A injeção eletrónica BOSCH (EFI)
    • O Dual Oxygen Sensor, que ajusta continuamente a mistura de ar/gasolina nos cilindros, para obter o máximo rendimento quando a carga é muito alta e o menor consumo nas restantes circunstâncias.
  • Parte ciclo. Manobrabilidade, leveza e caráter desportivo definem o comportamento da Eight Mile 500, com especial atenção ao seguinte:
    • Leveza e resistência. Graças a um quadro de secção retangular com aço Q345 para reduzir o peso ao máximo (por ser 15 % mais leve do que os aços convencionais) e com a máxima resistência (mais 40 %). Todos os rolamentos são reforçados, capazes de suportar cargas maiores e com uma durabilidade superior; os casquilhos ocos, tanto nas rodas como no oscilante, reduzem o seu peso praticamente em metade e alumínio no guiador, mesa de direção, jantes, pedais, suportes dos estribos, cavalete lateral, protetor de cárter e oscilante.
    • Suspensões. Com forquilha invertida com barras de 41 mm de diâmetro para o trem dianteiro e monoamortecedor traseiro, em ambos casos com a assinatura do especialista KYB. Mas o que mais chama a atenção é o monobraço oscilante que para conseguir a maior progressividade se une ao amortecedor através de um eficaz sistema de bielas, sendo hoje a única naked do seu segmento a recorrer a esta solução tão distinta, que se destaca pelo design e também pela funcionalidade; ao facilitar a desmontagem da roda e de tensor da corrente.
    • Travões. Com disco duplo dianteiro lobulado de 298 mm com pinças flutuantes Nissin de pistão duplo e disco traseiro de 240 mm com pinça Nissin. No que toca às ajudas à condução, destaca-se o ABS com três modos selecionáveis (ABS ON, ABS OFF e desligado apenas na roda traseira). Na prática: máxima segurança em qualquer tipo de terreno.
  • Ergonomia. É uma das áreas à qual se dedicou maior dedicação, não só para que quem segurar no guiador da Eight Mile 500 sinta uma grande diversão, como também para se obter o maior conforto em qualquer circunstância. Por isso, o seu assento permite uma total liberdade de movimentos tanto ao conduzir sentado como de pé, ao passo que a densidade da sua espuma oferece o máximo conforto nas viagens mais longas. Algo que também está patente na posição dos estribos de alumínio, com uma proteção de borracha extraível, quer seja para não danificar o calçado de rua, ou para se obter a máxima aderência mesmo com lama. O pedal do travão e das mudanças, também de alumínio, estão montados sobre rolamentos de agulhas para garantir a suavidade nos seus movimentos.
  • Iluminação. O ar retro dos seus grupos óticos esconde uma iluminação dianteira full LED, com uma intensidade 2,5 vezes maior do que a de uma lâmpada de halogénio e um ângulo do feixe de 40º, o dobro do normal, e reduz consideravelmente os pontos cegos
  • Equipamento. Tal como nos restantes componentes mecânicos, recorre-se a elementos de máxima qualidade, com:
    • Instrumentação digital com ecrã a cores LED com velocímetro, conta-quilómetros, conta-rotações, indicador de mudança engrenada, nível de combustível, temperatura do motor, modo do ABS, bem como diferentes luzes de aviso.
    • Entrada USB para carregar telemóveis ou ligar um sistema de navegação.

MACBOR Eight Mile 500 SCR ou STR: a mesma alma, dois corpos.

As MACBOR Eight Mile 500 Scrambler (SCR) e Eight Mile Street (STR) partilham a filosofia: motos que visam um equilíbrio perfeito entre a lógica e a paixão. Partilham este mesmo “espírito”, mas com “traços” muito diferentes, que permitem que cada uma tenha o seu estilo, focadas em duas personalidades bem definidas.

Eight Mile 500 SCR é pura essência scrambler, a versão ideal para quem quer a máxima polivalência tanto em cidade como em estrada ou off-road. As jantes tubeless de raios cruzados, de 19” à frente, pneus mistos “trail” e protetor de cárter envolvente em alumínio refletem as suas capacidades e estilo. Também está equipada com uma suspensão mais elaborada, com uma forquilha regulável em pré-carga, compressão e extensão, com curso de 195 mm, e um amortecedor traseiro regulável em pré-carga, compressão e extensão, com um curso de 200 mm. Com esta configuração, a altura do assento ao solo é de 820 mm.

Eight Mile 500 STR é ideal para os amantes da condução em asfalto e de uma imagem mais urbana, como se comprava pelas jantes de liga, de 18” à frente, ideal para desfrutar da condução em estradas sinuosas, pneus mistos “street” e protetor de cárter leve em alumínio anodizado preto. Em termos de curso da suspensão, são 155 mm para o trem dianteiro e 165 mm para o traseiro, que conta com um amortecedor de pré-carga regulável. A altura do assento ao solo foi reduzida até aos 790 mm, para facilitar as manobras a velocidade muito baixa. Os pneus Pirelli MT60 também têm uma vocação mais estradista.

EIGHT MILE 500: ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

 EIGHT MILE 500 SCREIGHT MILE 500 STR
HOMOLOGAÇÃOEuro 5
MOTORBicilíndrico. 4 tempos, 8 válvulas. Arrefecido a água. DOHC.
CILINDRADA471 cc
DIÂMETRO x CURSO67 x 66,8 mm
COMPRESSÃO10,7:1
ARRANQUEElétrico
ALIMENTAÇÃOInjeção eletrónica Bosch
IGNIÇÃOECU
POTÊNCIA MÁX.35 kW (46,94 CV) às 8500 rpm
BINÁRIO MÁX.43 Nm às 6500 rpm
VELOCIDADE MÁX.175 km/h
CAIXA DE VELOCIDADES6 velocidades
TRANSMISSÃO SECUNDÁRIACorrente com O-rings AFAM “X Type” (15/43)Corrente com O-rings AFAM “X Type” (15/42)
DIMENSÕES (comprimento x largura x altura)2110 x 895 x 1145 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS1440 mm
ALTURA DO ASSENTO820 mm790 mm
DISTÂNCIA MÍNIMA AO SOLO210 mm180 mm
CAPACIDADE DO DEPÓSITO18 L
PESO A SECO175 Kg173 Kg
PESO EM ORDEM DE MARCHA195 Kg194 Kg
CONSUMO3,9 l/100 km
ILUMINAÇÃOFull LED
SUSPENSÃO DIANTEIRAForquilha invertida KYB 41 mm. Multi-regulável (pré-carga, compressão e extensão). Curso de 195 mm.Forquilha invertida KYB 41 mm. Não regulável. Curso de 155 mm.
SUSPENSÃO TRASEIRAMonoamortecedor KYB. Multi-regulável (pré-carga, compressão e extensão). Depósito separado e sistema progressivo por bielas. Curso de 200 mm.Monoamortecedor KYB. Pré-carga regulável. Sistema progressivo por bielas. Curso de 165 mm.
SISTEMA ABSDesligável, 3 modos: ambas as rodas ON/ambas as rodas OFF/apenas traseira OFF.
TRAVÃO À FRENTEDisco duplo Wave flutuante de 298 mm. Pinças NISSIN de pistão duplo.
TRAVÃO À RETAGUARDADisco wave de 240 mm. Pinça NISSIN
PNEU À FRENTEPirelli Scorpion Rally 110/80R19Pirelli MT60 110/80R18
PNEU À RETAGUARDAPirelli Scorpion Rally 150/70R17Pirelli MT60 160/60R17
JANTESAkront de alumínio com raios cruzados. Tubeless. Casquilhos em alumínio.Liga de alumínio. Tubeless.
PROTETOR DE CÁRTEREnvolvente em alumínioAlumínio anodizado preto
INSTRUMENTAÇÃOEcrã digital LED de alta resolução multicromático
CORESCinza/VermelhoAmarelo/Preto/Vermelho metalizado
PREÇOS6599 €6299 €
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You May Also Like