KTM RC 990: Será que é desta?

Fonte: motorcycle.com

Há muito que é especulado e aguardado por todos os fãs da marca austríaca – e das motos desportivas – uma evolução da KTM RC8. Com o envolvimento da KTM no campeonato de MotoGP os rumores começaram a ganhar força. Em 2021, a marca de Mattighofen anunciou mesmo uma RC 8 C, mas rapidamente desfez o sonho de muitos ao apresentar a moto como limitada a 100 unidades e homologada apenas para andar em circuito.

Advertisements
Fonte: motorcycle.com

Agora, foi detetada em Espanha uma moto de teste da KTM que aparenta possuir a base da Duke 890. Com carenagens e um desenho que aparente ser um misto entre a RC8 original e a RC16 de MotoGP, o aspeto do motor aparenta ser o mesmo do bloco bicilindrico de 889 cc já conhecido da marca. Ainda assim, as tampas do motor revelam algumas diferenças o que pode significar mudanças internas no mesmo. E se seguirmos a lógica da KTM no últimos anos, tudo leva a crer que podemos estar perante um aumento de cilindrada – surge então o nome RC 990.

Fonte: motorcycle.com

O sistema de escape parece maior do que aquele que encontramos na Duke 890, ocupando mais espaço debaixo da moto. O sistema de travagem é Brembo Stylema e a suspensão, ao que tudo indica, é igual à que equipa a Duke 890 R. Como numa boa moto desportiva – focado em tempos por volta e “Ready to Race” – a RC 990 tem uma posição bastante agressiva, onde é possível observar o piloto de testes com os joelhos bastante fletidos, devido à posição elevada dos pousa pés.

O sub quadro aparenta ser novo e as próprias luzes frontais parecem indicar que ainda há algum trabalho pela frente. Com as normas EURO 5 já em vigor, novas regras devem aplicadas nos próximos anos, como tentativa de reduzir as imissões de CO2. E pelo tamanho do escape da RC 990, poderá indicar que a KTM se prepara para lançar esta moto já pronta para cumprir com novas leis. Assim, não devemos ter muita esperança de que este modelo possa ser colocado em produção brevemente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like