Comunicado Moto Clube de Faro

@Rui Jorge

Conforme é do conhecimento público, foi declarada Situação de Contingência para todo o território continental, até ao dia 15 de Julho o que, perante o que é determinado por tal Declaração, poderia estar comprometida a realização da 40ªConcentração, nomeadamente quanto à utilização de espaços florestais.
Concretamente, apenas uma percentagem de espaços são considerados como florestais e no caso específico, designados como de baixa ou muito baixa perigosidade nos planos municipais de defesa da floresta contra risco de incêndio.

Advertisements
@Rui Jorge

Consciente do risco inerente ao evento/situação climatérica, o Moto Clube de Faro preparou o terreno, desde logo com diversos caminhos interiores e exteriores de fácil acesso a viaturas de emergência, inclusive de grande porte. Foi removida toda a ramagem morta e em excesso em todo o perímetro, complementarmente com a limpeza meticulosa de todo o recinto. Não estão em causa zonas de terrenos abandonados ou ermos, mas sim espaços limpos e organizados,
confinantes com vias urbanas.

@Rui Jorge

Foi montado um posto de vigilância, em altura, com visibilidade de todo o espaço
envolvente. Uma rede de energia alternativa complementa a rede pública, garantindo que nunca faltará a energia eléctrica no local, alimentando diversas bombas de captação, instaladas nos vários furos e tanques (passíveis de utilização por helicópteros de combate a fogos) existentes na propriedade. O corpo privativo de bombeiros do Moto Clube de Faro integra 60 elementos, 24 horas no local, apoiados por várias viaturas com equipamento, de moto bombas a extintores (estes também espalhados no recinto).

@Rui Jorge

Conta-se ainda o apoio de 5 camiões cisterna de grande capacidade e 3 tractores com atrelados de rega, que permanentemente regam todo o recinto. Esta acção, conjugada com o humedecimento de árvores, permite o aumento do grau de humidade na zona e daí a diminuição do risco de incêndio. A cobertura de todo o recinto por uma rede de rádios, operados pelas várias centenas de colaboradores presentes no evento, permitem garantir um grau de prontidão na resposta, como em poucos eventos similares. Está instalado um sistema de mangueiras e bombas num dos pontos mais sensíveis a poente, permitindo uma primeira intervenção rápida. Estão também disponíveis várias máquinas pesadas, de rastos a retroescavadoras, para qualquer necessidade.

@Rui Jorge

Conforme posição também tomada pelo Presidente da Câmara Municipal de Faro, Prof. Rogério Bacalhau, existe muita preocupação com a situação climática mas também com a possibilidade da não realização da Concentração, por implicações de vária ordem. É relevante a posição do Presidente da AMAL, Comunidade Intermunicipal do Algarve, Dr. António Pina, também Presidente da Câmara Municipal de Olhão, ao se propor disponibilizar meios dos bombeiros desta cidade, para a apoio a Faro, se necessário.

1 comment
  1. O Pina é um analfabeto, não o refiram sff! Vai ser proibido fumar em caso de realização ( que não devia acontecer)?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like