Comemoração 75 anos da fábrica Rito

Fonte:rito.pt

A empresa com a denominação social António Ferreira Rito & Filhos Lda, comercialmente designada “FÁBRICA RITO” situada na cidade de Braga cujo edifício ocupa uma área coberta de 2400 m2, é uma empresa familiar fundada em 1947 por António Ferreira Rito e os seus filhos António, Jorge, Fernando e Carlos tendo como atividade o recondicionamento de motores.

Em 1951, um dos primeiros grandes momentos da empresa foi o projeto e conceção de um motor a 2 tempos, de 50cc de cilindrada e bicilíndrico. Este motor participou em muitas provas de motociclismo tendo ganho bastantes prémios de salientar a vitória do I Grande Prémio do Norte de Portugal disputado em Braga, no dia 15 de Junho de 1952.

Em 1960, com a aquisição de equipamentos, dá-se o início ao fabrico de pistões, camisas e engrenagens para veículos motorizados diversos.

Fonte:rito.pt

Em 1966 inaugura um novo centro de produção equipado com máquinas automáticas, permitindo iniciar um novo ciclo de vida da empresa: o fabrico em série. A construção de máquinas ferramentas especiais para seu próprio consumo e para comercialização é sem dúvida um marco importante na afirmação da sua tecnologia.

Em 1980 foi adquirida a primeira máquina CNC com o objetivo de aumentar a produtividade e a qualidade.

Em 1990 a empresa afirmou-se no exigente mercado Europeu com produtos de elevado valor acrescentado cuja exportação representa atualmente 60% da sua produção.

Em 1998 a montagem de um novo gabinete de metrologia, equipado com instrumentos diversos de precisão assim como um ambiente climatizado, permite dar um passo enorme na qualidade dos seus produtos.

Fonte:rito.pt

Em 2002 pensando no futuro, dá iniciação à implementação de um sistema da Qualidade, atingindo a certificação em Agosto 2002 (Norma da Qualidade NP EN ISO 9001). Ambiente, formação profissional, higiene, segurança e medicina no trabalho. São temas fulcrais numa perspetiva de futuro, garantindo que o processo de fabrico seja seguro para os colaboradores e ambiente. Em relação ao ambiente em 2002 foi instalada uma Estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

Em 2007 adquiriram-se máquinas CNC, equipadas com ferramentas motorizadas de última geração assim como um sistema de informação, para a gestão da produção (MULTI Indústria) contribuindo para um aumento da produção e qualidade.

Em 2018 concluiu-se a transição para a Norma da Qualidade NP EN 9001:2015 e realizou-se um novo investimento em novas máquinas CNC para melhorar a produtividade e qualidade.

Fonte:rito.pt

No portfólio de produtos constam peças para Motociclismo (cambotas completas, bielas, conjuntos de transmissão, conjuntos de embraiagem), Pistões, Camisas de cilindro, Caixas de velocidades e engrenagens.

Também prestamos os serviços de desenvolvimento de produto, reacondicionamento de motores e subcontratação.

A experiência e know-how no desenvolvimento e fabrico de peças de competição contribuiu para o sucesso de muitas equipas e pilotos na área do desporto motorizado (motociclismo e automobilismo) em Portugal e no estrangeiro.

Fonte:rito.pt

O piloto Português de MotoGP Miguel Oliveira venceu em 2005 o V World Festival METRAKIT Cup aos comandos de uma moto espanhola METRAKIT cujo motor era equipado com cambota e biela (19.000 rpm) fabricados na RITO. Neste evento que se realizou em Espanha, participaram 300 pilotos jovens de todo o mundo com motas METRAKIT todas iguais.

Da mesma forma, as caixas redutoras RITO devido à sua fiabilidade e desempenho, constituem componentes de veículos que alcançaram títulos nacionais e internacionais nas provas de montanha. As caixas de velocidades e autoblocantes RITO, por sua vez, contribuíram para títulos nacionais e internacionais nos Ralis, Todo o Terreno, Ralicross e Velocidade. 

Escrevia o Jornal MOTOR a 20/02/2007 pg:26 “António Ferreira Rito & Filhos Lda, a Empresa dos Campeões”

Fonte;rito.pt

Em 2018 a terceira geração da família encontra-se na gestão e liderança da empresa. Os novos sócios gerentes são: Jorge Rito, Carlos Rito, João Rito e Fernando Rito.

A gerência está empenhada em dar continuidade ao trabalho de sucesso dos seus familiares e fundadores na defesa do bom nome da marca RITO e em enaltecer o nome de Portugal no mercado interno e externo.

O sucesso da empresa é fruto do trabalho de equipa de todos os colaboradores, fornecedores e clientes, sem os quais não seria possível alcançar os 75 anos de existência.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like