CFMoto: nova 300GT-E a caminho

Fonte:https://www.cycleworld.com/

Versão civil da moto eléctrica da polícia chinesa para ser lançada em breve.

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É uma das particularidades da indústria de motos chinesas que muitas das mais recentes, mais rápidas e inovadoras motos daquele país começam a dar vida a motos como motos da polícia, muito antes de aparecerem as suas versões standard. Parece que o modelo eléctrico mais ambicioso da CFMoto está a seguir o mesmo caminho, com a primeira variante não policial da 300GT-E a aparecer num novo lote de homologações mais de um ano após a versão policial ter sido revelada.

A 300GT-E foi oficialmente revelada pela primeira vez em 2020 como candidata da CFMoto a um concurso potencialmente lucrativo para uma moto da polícia com emissões zero. Dada a enorme dimensão das forças policiais e de segurança da China, os contratos para o fornecimento de motos têm o potencial de amortizar as despesas de I&D e de ferramentas de um novo modelo antes de ser vendida uma única versão de consumo. A CFMoto é há muito um fornecedor favorecido. A 650TR existente, baseada na mesma plataforma que a 650NK que estamos a analisar aqui, é a moto policial de base da China, e a 1250TR-G com motor KTM está a seguir os seus passos, pelo que é compreensível que a empresa esteja também a procurar satisfazer a procura de um modelo como a 300GT-E.

Fonte:https://evmagz.com/

O lado positivo para os consumidores é que uma vez satisfeita a procura da polícia chinesa, as mesmas máquinas obtêm modelos spinoff orientados para o cliente, e é esse caminho que este modelo parece seguir.

Com o nome de código CF10500D-B, o novo modelo é quase idêntico à versão original da polícia, que foi registada sob o código CF10500DJ-A, mas retirada do kit de aplicação da lei. Um assento duplo com encosto de passageiro substitui o assento único e a caixa superior da versão original. As luzes intermitentes montadas nas barras laterais de colisão desapareceram, tal como a luz rotativa que estava anteriormente colocada num suporte telescópico na parte traseira. No entanto, os elementos da versão policial não foram completamente apagados. Por exemplo, os plásticos cinzentos prateados do chassi dianteiro inferior ainda são moldados para caber à volta das sirenes da polícia, mas as sirenes foram trocadas por casquilhos de luz auxiliares.

Fonte:https://evmagz.com/

Entre os faróis e abaixo da faixa de largura total de LED na parte da frente da moto, ainda há uma pequena câmara de vídeo. Utilizada para recolha de provas em motos da polícia, tais câmaras estão a tornar-se cada vez mais comuns nas novas motos civis chinesas, funcionando essencialmente como câmaras de tablier incorporadas.

Em termos de especificações, há poucas alterações desde a versão policial até à versão civil. O mesmo motor e o mesmo conjunto de baterias provenientes da Blue Stone New Power aparecem em ambas as motos, com uma potência nominal de 10,5kW (14 cv) em uso contínuo, mas com a capacidade de emitir 16,8kW (22,5 cv) para breves acelerações. Como revelado em patentes no início deste ano, a estrutura da moto segue a mesma ideia modular que está a ser seguida por várias empresas de motos eléctricas incluindo a LiveWire, Can-Am, e Damon, com uma caixa de liga estrutural de bateria e sub-estruturas aparafusadas a cada extremidade em vez de um quadro convencional.

Fonte:https://www.mcnews.com.au/

Retirada a sua caixa superior da polícia, luzes e sirenes, mas com um assento de passageiro, a versão civil dos documentos de aprovação da 300GT-E mostra que é 2.9 kg mais leve do que o modelo da polícia, chegando a 221.8 kg prontos a conduzir. A versão original deveria atingir um alcance de 149.6 km entre cada carga, e não há razão para esperar muita diferença do modelo de showroom, que também partilha a mesma velocidade máxima de 120.7 km/h da polícia e dimensões idênticas, com uma distância entre eixos de 143 cm e 213.3 cm de comprimento.

As grandes questões que permanecem sobre a 300GT-E vão centrar-se no seu preço e na dimensão da sua disponibilidade. Enquanto que o modelo de estilo turístico aqui visto provavelmente não se adequa ao mercado dos EUA, a CFMoto construiu um modelo empresarial em torno de motos modulares, oferecendo múltiplos estilos em torno de motores e quadros partilhados, e a 300GT-E está claramente concebida para adoptar a mesma abordagem. Uma moto de rua mais fina e mais leve com a mesma bateria poderia ser uma nova adição tentadora à crescente variedade de ofertas eléctricas no mercado, e com a força policial chinesa a subsidiar os custos de desenvolvimento, há uma boa hipótese de a CFMoto ser mais barata do que as rivais que não têm essa vantagem.

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