BMW e ZF: Nova forquilha em fibra de carbono em desenvolvimento

Fonte:https://www.motorcyclenews.com

Embora as forquilhas em fibra de carbono tenham surgido e desaparecido ao longo dos anos no MotoGP, um novo conjunto de suspensão em carbono desenvolvido pela BMW e pela ZF na Alemanha ajudou a M1000RR à vitória na recente corrida de 24 horas de Spa.

Advertisements

Desde 1983 que a Honda criou forquilhas de carbono, bem como um quadro de carbono para a versão final da moto a quatro tempos, a NR500 GP.

Ao longo dos últimos anos, as forquilhas de carbono Öhlins tornaram-se um elemento fundamental no MotoGP desde a sua estreia em 2017, mas a utilização da tecnologia em corridas de resistência coloca-a sob um tipo de pressão diferente, ao exigir um desempenho de milhares de quilómetros ao ritmo de corrida durante 24 horas. Não foram utilizadas anteriormente forquilhas de carbono nestas condições.

Fonte:https://www.motorcyclenews.com

Para além da vantagem óbvia de poupar peso em relação às forquilhas convencionais, as versões de carbono permitem um conjunto mais subtil de melhorias graças à capacidade do material ser afinado para alterar a sua rigidez. O director da BMW Motorrad Motorsport, Marc Bongers, disse: “Esta tecnologia permite-nos deslocar o limiar em que ocorrem as vibrações do corpo”.

Ao pormenor, os elementos de carbono da forquilha estendem-se muito para além das capas exteriores visíveis em fibra de carbono. De facto, os tubos que se deslocam no seu interior são um composto de carbono, embora com uma camada de metal aplicada no exterior para um acabamento de baixa fricção.

Fonte:https://www.motorcyclenews.com

Uma vez que o carbono pode ser adaptado para flexibilizar de forma diferente em função da forma como as suas fibras são colocadas, as forquilhas têm a possibilidade de ser mais rígidas numa direcção do que em outra. Por exemplo, podem ser concebidas para resistir a forças de flexão longitudinal sob travagem enquanto flectem mais quando são introduzidas forças laterais, como pode acontecer quando se atinge uma pancada central na moto quando está inclinada para o lado.

Embora ainda não haja notícias sobre as versões de produção das novas forquilhas, a BMW teve uma longa associação com a fibra de carbono – como demonstrado pela S1000RR HP4 Race de 2017 e o uso de carbono nos carros, por isso é bem provavel aparecer este ovo sistema em fibra de carbono numa moto de topo de gama brevemente.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You May Also Like